Meio Bit » Arquivo » Mobile » Uma colcha de retalhos chamada iOS 7

Uma colcha de retalhos chamada iOS 7

O iOS7 foi apresentado esta semana e trouxe muitas mudanças. O novo sistema operacional mobile da Apple carrega muitas semelhanças com seus concorrentes. Aqui, reunimos as mais evidentes. Ou seria apenas coincidência?

11 anos atrás

Quem assistiu o keynote ou tem acompanhado as notícias sobre a WWDC, deve ter reparado um certo ar de "déjà vu" ao ver o novíssimo visual do iOS 7 e suas funções. Calma, meu amigo, a Matrix não foi reprogramada. O iOS 7 é uma belo resumo de todos os seus concorrentes, em uma só versão.

O iOS7 foi desenhado tanto em sua interface gráfica quanto na user experience por ninguém menos que Sir Jon Ive, o designer que é diretamente responsável por produtos consagrados da empresa da maçã. Do iPod até os Macs, passando pelo iPhone, todos os principais produtos da Apple foram concebidos pela mente genial de Ive.

Se muitos dos produtos da Apple são notoriamente inspirados em outros produtos de mercados e épocas diferentes, afinal o próprio Ive nunca escondeu sua admiração e inspiração no trabalho do designer alemão Dieter Rams, talvez a Apple tenha buscado referências muito recentes para o iOS 7.

Como resultado, o iOS 7 se tornou o Frankenstein dos sistemas operacionais atuais. Se a Samsung ganhou a fama de copiar a Apple, podemos dizer que a Apple até que está se saindo uma discípula bem dedicada. Segue abaixo um modesto compêndio com as principais "homenagens" prestadas pela Apple à concorrência, sendo que alguns destes concorrentes já nem existem mais.

Começando pelo belo fundo de tela animado, uma marca dos Androids desde as versões mais primitivas. Claro, o fundo animado da Apple é chique e usa o giroscópio para criar um belo efeito tridimensional entre os ícones e o fundo. Mas, não é só isto. O wallpaper utilizado para divulgação da Apple é bem similar ao Galaxy Nexus.

gnexus6 Screen Shot 2013-06-11 at 3.13.53 PM

Das novidades visuais do iOS 7 está o abandono total do Skeumorfismo, ou seja, nada de ícones cheios de relevo imitando objetos reais. Jony Ive prometeu ícones "achatados" e bebeu da fonte do indefectível Windows Phone e sua interface uma vez conhecida como Metro.

wp_ss_20130611_0004 Redesign_iOS7_Comparison_V3

O Control Center do iOS 7 vai agilizar muito o acesso a funções básicas de configuração. Pode perguntar isto para qualquer dono de Android Jelly Bean, que já usam esta função desde o ano passado.

Screenshot_2013-06-11-21-24-57 Screen Shot 2013-06-10 at 6.00.51 PM

Mais uma função bem legal no iOS 7 se encontra na câmera, pois agora é possível editar as fotos com vários filtros e até mesmo recortá-las em proporções pré-definidas. Os usuários de Windows Phone e Android já desfrutam desta comodidade há um bom tempo, e os donos de iPhones vão adorar, garanto!

Screen Shot 2013-06-11 at 4.30.09 PM Screenshot_2013-06-11-16-21-45

O multitasking do iOS 7 também carrega várias similaridades com seus concorrentes. Sai a mudança de apps pelos ícones na parte inferior a tela, entra a mudança de janelas de cada app aberta. Para descartar uma app, só só arrastar pra cima. Windows Phone, o finado Web OS e a galeria de fotos do Android 4.2 mandam um forte abraço a Jon Ive.

3in1

 

Agora falando sério, mesmo uma empresa tão comprometida como a inovação quanto a Apple depende do chamado "benchmark", ou seguir a tendência que todo o mercado segue. O iOS 7 parece ter sido criado para deixar o iPhone mais atualizado com as tendências de UI e UX atuais, e talvez  isto explique o motivo para que as semelhanças entre os sistemas sejam tão evidentes.

O mais importante, ao fim, é perceber que para fazer um produto de sucesso não basta colher as boas idéias dos concorrentes. É preciso que todos estes elementos funcionem de forma única.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários