Meio Bit » Arquivo » Indústria » Nokia deve adotar Android para manter-se no mercado, recomenda analista

Nokia deve adotar Android para manter-se no mercado, recomenda analista

O declínio da Nokia nos últimos anos é atribuído por muitos a sua dependência da plataforma Windows Phone nos seus smartphones. Agora um analista argumenta que se a Nokia tem alguma esperança de se manter competitiva, deve abraçar a produção de dispositivos com Android.

11 anos atrás

Nokia e Microsoft

Stephen Elop e Steve Ballmer selando o negócio entre Nokia e Microsoft. Crédito da imagem: reprodução.

O declínio da Nokia nos últimos tempos é atribuído por muitos à sua dependência da plataforma Windows Phone nos seus smartphones. Agora um analista argumenta que se a Nokia tem alguma esperança de se manter competitiva, deve abraçar a produção de dispositivos com Android.

O analista Pierre Ferragu, da Bernstein Research, afirma que é urgente uma ação por parte da Nokia, antes que seja tarde demais. O gradual desaparecimento dos celulares tradicionais e a pesada concorrência chinesa nos "burrofones", aliados à falta de clientela interessada no Windows Phone, pode custar muito dinheiro à Nokia em um futuro próximo e tornar praticamente impossível uma reestruturação em alguns anos.

A parceria com a Microsoft nunca chegou perto das expectativas de ambas, e a Nokia fica cada vez mais longe na corrida Android/iOS/Windows Phone em termos globais, apesar de ter crescido 2,5 % na Europa, tendo superado o iOS na Itália.

A Nokia ainda depende muito financeiramente do mercado de celulares tradicionais, cujo fim parece ser certeiro e inevitável. Não se sabe o quanto custaria a adoção do Android pela empresa, mas parece ser a tábua de salvação.

Android domina mercado europeu

De acordo com a Kantar Worldpanel, o sistema Android lidera nos 5 principais países europeus, com mais de 70% do mercado. Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha não são os únicos países, no entanto, onde a plataforma da Google viu crescer sua fatia de mercado.

Sistemas Operacionais

Crédito da imagem: GSM Arena

A tabela acima mostra o desempenho das três principais plataformas, além do lanterna, na maioria dos casos, Blackberry. O iOS só teve um crescimento significativo nos EUA, com seu uso caindo ou crescendo muito pouco comparado aos outros sistemas, nos outros países pesquisados.

E você, compraria um Nokia rodando Android?

Fonte: GSM Arena.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários