Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Acquisition Syndrome Gear - você é um viciado em câmeras?

Acquisition Syndrome Gear - você é um viciado em câmeras?

O fotógrafo Olivier Duong publicou em seu blog a sua luta contra o Acquisition Syndrome Gear: você tem ou já teve a necessidade de adquirir muitos novos equipamentos? Cuidado, essa atualização constante pode sair do controle.

11 anos atrás

Quando eu vi essa matéria no Dpreview acabei me lembrando de vários amigos e alunos que podem se encaixar em maior ou menor grau dentro destas características. O fotógrafo Olivier Duong publicou em seu blog a sua luta contra o Acquisition Syndrome Gear, ou Síndrome de Aquisição de Coisas (tradução livre) voltada para a fotografia. Para quem não é do meio pode achar o tema estranho, mas quem convive com vários fotógrafos pode reconhecer os sintomas facilmente. Equipamentos fotográficos, dentro da Era Digital, se tornaram altamente descartáveis. Cada vez mais temos câmeras no mercado sendo substituídas em tempos menores. Junto a isso temos o barateamento dos equipamentos, o que possibilita trocarmos de câmera mais rápido. Esse ciclo acaba sendo mais curto em algumas pessoas que trocam de câmera vertiginosamente e compram coisas (lentes e acessórios) que não precisam, apenas pelo prazer de comprar.

Duong mostra em seu blog que as coisas para ele ficaram fora de controle e que finalmente ele admitiu que tem um problema. Coisa corajosa da parte dele, pois a maioria não consegue chegar a essa conclusão (tenho experiência com algumas pessoas). Porém, ele colocou algumas observações sobre os sintomas que você deve observar. O primeiro deles é perceber quantas coisas você tem, quanto gastou nelas e quando efetivamente elas foram utilizadas. Lembra aquele anel inversor que você comprou porque alguém disse que é legal e você nunca utilizou? Então, as coisas seguem por esse caminho. Depois você deve encarar a verdade nua e crua: você precisa do mínimo de equipamentos para aquilo que realmente faz e gosta. Olha só o caminho da verdade sendo desnudado. Por fim, Duong descobriu o motivo de tudo isso que pode ser determinado como insegurança. Ele estava inseguro com sua fotografia e achava que, ao comprar mais câmeras, lentes e acessórios, iria conseguir fotografar melhor, o que no fundo é uma grande inverdade. No fim, os equipamentos estavam acima da fotografia, e não o contrário. Alguém ai conseguiu se identificar com o caso de nosso colega fotógrafo?

Duong não diz como conseguiu  vencer a sua Acquisition Syndrome Gear, pois isso vai ficar para um próximo artigo, mas garanto que foi difícil como qualquer vício consumista. Vivemos em uma sociedade que praticamente nos força a ser assim. Mas, do ponto de vista artístico, se torna frustrante, pois você tem todas as ferramentas (e até mais que o necessário) e sua produção continua a mesma. Fica pior quando alguém com ferramentas inferiores produz mais e melhor do que você. Fica a dica, câmeras não vão fazer você fotografar melhor assim como um fogão não vai me fazer melhor cozinheiro. Estude fotografia, estude arte, compreenda os grandes mestres, busque referências e tenha o mínimo de equipamentos possível para a execução de sua produção. O caminho é simples.

sindrome_de_aquisição_de_coisaso

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários