Meio Bit » Arquivo » Software » Controle os processos do seu Windows com o Process Lasso

Controle os processos do seu Windows com o Process Lasso

16 anos atrás

Eu sou um hipócrita. Detesto Windows, gosto muito mais do Linux, sou fanboy do GNOME (principalmente com as frescuras gráficas do Compiz), mas continuo usando muito mais o sistema pago do que o gratuito. Claro que isso se deve ao fato de eu ser fanboy do Zoundry (especialmente a nova versão alfa, o Raven), razão pela qual nem comentei no artigo do Bicalho: não há nada pior do que comentários irracionais de fanboys.

Mas não estou aqui pra ficar contando os meus podres, e sim para comentar sobre o Process Lasso, esse programinha maneiro e gratuito para gerenciar os processos do Windows, particularmente útil para quem precisa torcer para que a memória RAM de seu computador seja suficiente para rodar tudo o que precisa.

À primeira vista, ele se parece bastante com o Gerenciador de Processos do Windows, mas em alguns minutos de uso do programa já dá para ver que apesar de algumas semelhanças, o Process Lasso vai além disso embora não o substitua.

Por exemplo, o gráfico que aparece no topo da janela, que tem duas linhas: uma verde, registrando a "responsividade" do sistema, e outra vermelha registrando o consumo de CPU. Só que no caso de máquinas com duplo núcleo (ou multiprocessadas) seria bem interessante poder ver separadamente a utilização de um e de outro, como o Gerenciador de Processos faz.

Bobagens à parte, o fato de a lista de processos do Process Lasso ser bem mais detalhada me agradou muito. Particularmente sou paranóico com trojans, e com o programa fica fácil de identificar cada um dos processos em execução no momento. E com um simples clique de botão direito é possível, entre outras coisas, modificar se o processo inicia automaticamente no boot, e nesse caso se para todos usuários ou para aquele específico, definir a prioridade do processo, dizer em qual das CPUs preferimos que o processo seja executado, ou terminar o processo imediatamente.

Entre as vantagens alegadas do programa está a habilidade de monitorar os processos e executar ações previamente escolhidas quando estes atinjam determinadas condições. Por exemplo, podemos definir que se um determinado processo chegar a 95% de utilização de CPU sua prioridade deverá ser baixada ao mínimo durante um determinado intervalo, ou até que a CPU esteja em, digamos, 5% de uso.

Claro que esse programa não é fundamental na vida de qualquer usuário, e que quase tudo o que ele faz também é possível de se fazer com outras ferramentas, com o MS Config, ou utilitários do Resource Kit. Mas a facilidade de ter tudo isso à mão, numa interface fácil de usar, vale cada centavo investido no programa.

Brincadeirinha: como eu disse acima, o Process Lasso é gratuito. Só faltou falar que ele vem compilado nativamente em versões de 32 e de 64 bits. Mas também não posso contar tudo aqui! Tenho de deixar um pouco de emoção para quem resolver testar o programa.

Via: Download Squad

relacionados


Comentários