Meio Bit » Arquivo » Hardware » Japoneses desenvolvem robô cirurgião que é alternativa barata ao da Vinci

Japoneses desenvolvem robô cirurgião que é alternativa barata ao da Vinci

Pesquisadores japoneses apresentam robô cirurgião pneumático que pode custar dez vezes menos do que o Da Vinci, com a mesma precisão

11 anos atrás

gogoni-ibis

Os japoneses tem a fama de ou serem ETs ou virem de uns 500 anos do futuro, graças aos avanços que geralmente surgem lá; um bom exemplo é, enquanto você está contando os tostões para comprar uma TV com 4K, os japoneses já estão desenvolvendo o 8K.

Entretanto os japoneses também são adeptos de soluções simples que mostrem resultados, o que pode ser comprovado no IBIS, um protótipo de robô cirurgião desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Tóquio e foi projetado para custar entre um terço e um décimo do valor do da Vinci, o sistema que é utilizado inclusive no Brasil pelos Hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

Diferente da maioria dos concorrentes, o IBIS não é elétrico mas pneumático, o que derruba o custo de produção e manutenção. E mais, graças a isso os médicos poderão ter a sensação de force feedback, quando os braços tocam alguma coisa. O robô é composto de dois conjunto, o sistema-mestre operado pelo médico, e o escravo, que fica ligado ao paciente. As diferenças de pressão detectadas pelos braços é transmitidas até o conjunto mestre, que retorna a sensação para o operador. Claro, esse parâmetro e outros podem ser customizados, adaptando o robô a cada situação particular de determinada cirurgia.

Os pesquisadores dizem que o IBIS ainda está bem cru e não estará pronto até daqui a cinco anos, mas desde já parece bem promissor e principalmente se custar realmente bem menos, poderá levar as vantagens da cirurgia por robôs para mais pessoas. A saúde agradece.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários