Meio Bit » Arquivo » Games » Notch elogia o fato de cada Xbox One ser um kit de desenvolvimento

Notch elogia o fato de cada Xbox One ser um kit de desenvolvimento

Para criador do Minecraft, cada Xbox One poder ser utilizado como um kit de desenvolvimento poderá baixar o custo de produção de jogos.

11 anos atrás

minecraft_29.07.13

A Microsoft aos poucos tem mudado vários conceitos que pretendia adotar com a chegada do seu novo console e embora neste processo eles tenham agradado uns e desagrados outros, o fato é que cada vez mais fica evidente que a empresa está disposta a conquistar os desenvolvedores independentes e um que saiu em defesa do Xbox One foi Markus "Notch" Persson.

De acordo com o game designer, a revelação de que cada console poderá servir como um kit de desenvolvimento é uma ideia maravilhosa que na teoria poderá fazer com que a criação de jogos se torne muito mais barata, já que a fabricante terá apenas que vender um código que desbloqueará essa função nos aparelhos. Notch salientou no entanto que é preciso que a Microsoft se certifique de que apenas os desenvolvedores legítimos tenham acesso a isso, algo que uma taxa de inscrição poderia resolver.

Essa iniciativa vem de encontro ao anúncio feito por Marc Whitten, vice-presidente da marca Xbox, que afirmou que “a visão da Microsoft é de que cada pessoa pode ser um criador” e com a promessa de que essa função esteja disponível já no primeiro ano de vida do Xbox One, acho que se o processo for tão simples quanto eles estão deixando parecer as chances do console ser adotado pelos indies é muito grande.

A única coisa que me deixa um pouco preocupado é essa ideia de “abrir” o console para qualquer um, algo que poderá expor as vulnerabilidades do aparelho e facilitar muito, por exemplo, a utilização de jogos piratas, mas como isso cedo ou tarde acontecerá mesmo, permitir que qualquer pessoa desenvolva para ele pode acabar não sendo um mau negócio.

[via Edge]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários