Meio Bit » Arquivo » Hardware » Positivo V52: a análise do usuário

Positivo V52: a análise do usuário

16 anos atrás

Após adquirir meu querido MacBook, passei por uma das piores experiências da minha vida: foram duas semanas ouvindo minha mulher pedindo um notebook de presente. Consultei meu extrato bancário e vi que estava com um problemão, mas então me lembrei que estamos na era da inclusão digital e da informática barata, o que poderia ser muito útil para resolver meu problema.

Pois bem, após analisar vários modelos com configurações semelhantes e enormes diferenças nos preços (coisa grande mesmo, em torno de R$ 400,00 entre uma marca e outra) me decidi pelo Positivo V52, que aliás foi o mais barato encontrado na minha cidade.

O que eu não imaginava era que esse modelo fosse me surpreender, batendo inclusive o desempenho do meu Desktop P4 3.7 GHz 512MB de RAM.positivov52-2

 

Embalagem

A caixa é meio feia se comparada as outras marcas, feita de papelão comum com informações impressas em preto, feia mesmo. Do ponto de vista de segurança, no entanto, é bastante funcional, deixando o equipamento totalmente protegido. O único ponto fraco da embalagem foi o plástico protetor do teclado que deu um pouco de trabalho para ser removido.

 

Design

Aqui temos o clássico design da Positivo: carcaça prata com a parte inferior preta, o logo da empresa no canto superior externo do aparelho. Os cantos são arredondados para evitar acidentes, ele possui uma leve inclinação que deixa a parte traseira (onde se encontra o sistema de ventilação) erguida para evitar problemas de super aquecimento. O único ponto contra é o espaço para câmera. Pelo visto, eles utilizam a mesma carcaça para vários modelos, já que esse não a apresenta.

 

LCD e Video

A tela possui 14,1" em wide-screen, o brilho é excelente e pode ser facilmente ajustado pelo próprio teclado do equipamento. A definição da tela também é ótima, tornando muito agradável a leitura de PDF na sua tela de 1280x800 pixels. A memória de video é compartilhada com a principal podendo ser ajustada até 256 MB.

 

Teclado e TouchPad

As teclas possuem ótimo tamanho e são bem confortáveis, porém possuem um sensibilidade reduzida o que pode até ser uma vantagem para pessoas com pouca habilidade de digitação. O touchpad funciona perfeitamente no Windows após instalar seu driver, já no Linux fica um pouco limitado. Destaque para o ótimo funcionamento da função scroll.

 

Redes e Som

O Positivo V52 possui rede Ethernet de 100MBits e Wireless de 54MBits. A rede cabeada funciona perfeitamente, já a Wireless não tive oportunidade de testar.

A parte de som, se utilizada com fones, apresenta boa qualidade. O equipamento vem com todos os drivers nessesários para Linux(Mandriva) e Windows XP.

 

Armazenamento

A princípio, o laptop possui um HD SATA 5400rpm de 60GB, porém tive uma boa surpresa quando fui formatá-lo: na verdade o HD possui 73GB, formatado em NTFS. Originalmente ele vem com 3 partições: uma de 60GB, uma 10GB e outra de 3GB para armazenar o Mandriva Linux. A taxa de transferencia do HD é  excelente.

Processador e Memória

O equipamento utiliza um Celeron M de 1,49GHz e 512MB de RAM compartilhada com o video. O desempenho é bom, não tive problemas para rodar o Photoshop CS2 nem  filmes em DivX. Mesmo assim, estou providenciando um pente extra de memória para deixar o desempenho excelente mas não é obrigatória para maioria dos usuários.

 

Outros dispositivos e funcionalidades

O V52 possui 3 portas USB 2.0, duas localizadas na parte esquerda do equipamento e uma na parte direita. Vem com leitor de cartões SD e MMC, além de conexão Express Card 54/34. O leitor de mídias é um combo Leitor de DVD/CD + gravador de CD e apresenta bom desempenho na leitura. A bateria de seis células dura 2 horas e carrega em cerca de 4 horas com o notebook ligado.

 

Avaliação Final

Ótimo equipamento para quem procura mobilidade com preços baixos, perfeito para quem não precisa de poder de processamento extremo. Recomendaria  para Web Designers, fiz um teste com o Photoshop CS2 + Dreamweaver 8 + EasyPHP sem problemas.

Em resumo: para quem procura algo para tarefas medianas este é o modelo com melhor custo/beneficio do mercado, além de ser fácil utilizá-lo e configurá-lo, já  que vem com todos os drivers.

Atenção: está é uma análise feita pelo usuário, sem preocupação em ser minimamente científica. As opiniões contidas no artigo podem não corresponder às da equipe do Meio Bit.

relacionados


Comentários