Meio Bit » Arquivo » Games » PS4 reserva 3,5 GB da RAM para gerenciar sistema operacional

PS4 reserva 3,5 GB da RAM para gerenciar sistema operacional

Segundo fontes internas, dos seus 8 GB de memória RAM o PS4 reserva 3,5 GB para o sistema operacional, restando 4,5 GB para os games.

11 anos atrás

Specs do PS4 reveladas em fevereiro

Quando a Sony revelou o PlayStation 4 em fevereiro e com ele, os recursos de sharing e multitasking, todos se perguntaram como o sistema operacional dele se comportaria para controlar tudo isso, e quanto consumiria da memória RAM. Ainda que tanto ele quanto o Xbox One venham com 8 GB de memória (DDR3 no XOne contra GDDR5 no PS4), sabia-se que o consumo não ia ser pouco. Mesmo com a Sony tendo declarado que 7 GB seriam reservados aos games, todos sabiam que apenas 1 GB para o sistema era muito pouco.

Agora de acordo com o Digital Foundry, apareceu a verdade: de acordo com fontes internas o sistema reserva por padrão 4,5 GB da memória RAM para os devs trabalharem, que pode ser ampliada para 5,5 GB através do uso de "memória flexível". Portanto o sistema do PS4 vai utilizar 3,5 GB da RAM para gerenciar todas as suas funções, o que já era esperado. Isso o deixa em pé de igualdade com o Xbox One, que foi reportado reservar 3 GB da RAM para gerenciar o sistema.

Em resposta a esse vazamento, Sony divulgou uma nota explicando a diferença entre memória direta e flexível:

"Gostaríamos de esclarecer esse mal-entendido entre o uso direto e flexível da memória. O artigo diz que a memória flexível é pega emprestada do SO, e deve ser devolvida quando requisitada , o que não é o caso.

A real diferença entre elas é a seguinte:

  • A memória direta é aquela alocada tradicionalmente no console, e será usada para a estrutura normal de jogo e controles;
  • A memória flexível será controlada pelo sistema do PS4 em prol do jogo e também deixará espaço livre para suas funcionalidades. No entanto, essa memória extra é 100% do jogo, e nunca será usada somente no sistema operacional, sendo possível usá-la para os desenvolvedores criarem os jogos.

Não faremos nenhum comentário sobre a quantidade de memória reservada para o sistema ou seu uso."

Ainda que a Sony tenha vindo a público explicar que o sistema não aloca memória adicional para gerenciar o game, ela não explicou quanto realmente de RAM o SO utiliza e quanto será dedicado aos games. A menos que as fontes do Digital Foundry apareçam com provas legítimas de que é realmente isso que ocorre com o console, ficaremos na dúvida até o seu lançamento.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários