Meio Bit » Arquivo » Mobile » Estudantes desviam iate de 80 milhões da rota com spoofing de GPS

Estudantes desviam iate de 80 milhões da rota com spoofing de GPS

Um grupo de estudantes da Universidade do Texas construiu um equipamento que faz spoofing nos sinais de GPS e conseguiu tirar de sua rota um iate de 80 milhões de dólares.

11 anos atrás

GPS Spoofing

Crédito da imagem: reprodução.

Um grupo de estudantes da Universidade do Texas construiu um equipamento que faz spoofing nos sinais de GPS e conseguiu tirar de sua rota um iate de 80 milhões de dólares. O valor é para enfatizar o quanto seria fácil sequestrar até mesmo um navio de cruzeiro.

O experimento foi conduzido com a autorização do dono, mas a tripulação não sabia de nada e seguiu a nova rota como se estivesse correta.

A tripulação do iate confia no GPS para estabelecer seu percurso, já que estrelas não são muito confiáveis. O que o equipamento fez foi usar um sinal que se sobrepôs ao do GPS, fazendo com que o iate passasse a seguir o novo curso.

O sinal enviado fez a tripulação pensar que estava se deslocando para a esquerda da rota, fazendo-os corrigi-lo para a direita, saindo completamente do curso original.

Spoffing de GPS não é comum, mas é muito fácil de fazer e há inclusive equipamentos à venda a partir de 78 dólares (banidos nos EUA mas disponíveis mundo afora). Seu uso principal é feito por empregados tentando fugir do rastreamento do patrão e maridos da patroa. Esses equipamentos, no entanto, apenas bloqueiam o sinal, o que foi utilizado pelos estudantes foi desenvolvido para gerar um sinal falso.

Até a Coreia do Norte já usou um equipamento desses, bloqueando o sinal de GPS na fronteira com a Coreia do Sul em diversas ocasiões. Para você ter uma ideia, 1016 aeronaves e 254 navios foram afetados em um desses ataques.

Fonte: NetworkWorld

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários

Comentários Fechados