Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nokia cria celular que se carrega sozinho, ou quase.

Nokia cria celular que se carrega sozinho, ou quase.

Que tal um celular que se carrega sozinho? OK, é sonho, mas a Nokia está desenvolvendo um que consegue ficar em Stand-By indefinidamente, captando energia do ar.

11 anos atrás

cosmic-cube

Toda semana algum hobbista de eletrônica descobre a existência de células solares e propõe salvar o mundo e resolver a crise energética através do Sol. Aí ele pesquisa mais um pouco, percebe que produzir uma célula solar é caro e poluente, e que aquele lindo carregador vai levar 50 horas pra levar uma bateria de smartphone a 100%.

Já o pessoal mais sério trabalha com metas realistas, e nessa o centro de pesquisa da Nokia em Cambridge teve uma excelente idéia: aproveitar a energia das ondas eletromagnéticas que preenchem todos os cantos do mundo civilizado. Para todo lado temos rádio, TV, celulares, pagers (ok, pagers não mais) radares, controles remoto de garagem, tudo emitindo energia.

É como se fossem lâmpadas sempre acesas (na verdade é exatamente isso) e ao contrário dos painéis solares você não precisa comprometer a aparência do celular com painéis externos. Existe uma tecnologia conhecida para captar essas ondas: Antenas.

Claro, a quantidade de energia captada é mínima, mas o objetivo da Nokia não é carregar carregar, mas manter a bateria no mesmo nível enquanto o aparelho está em stand by. Quer dizer: você deixaria o aparelho em cima da mesa durante a noite, e de manhã a carga não teria baixado.

Captando sinais de 500 MHz a 10 GHz, eles já conseguem 5 miliwatts. O objetivo é uma eficiência de 20 miliwatts, suficiente para manter o telefone carregado em Stand-By. O sonho dourado é que isso chega a 50 miliwatts, aí já conseguiriam não só manter o bicho em Stand-By, mas leeeeeeeennnnntamente carregar a bateria.

Para lugares como a África, com carência extrema de tomadas, isso seria MUITO bem-vindo.

Fonte: TG.

relacionados


Comentários