Meio Bit » Arquivo » Internet » Economize banda com o .htaccess

Economize banda com o .htaccess

16 anos atrás

No dia a dia da Portofácil sou freqüentemente solicitado por meus clientes a ajudá-los em tarefas que para nerds podem soar corriqueiras, mas para quem tem menos conhecimento são quase inimagináveis.

Uma de minhas clientes (a Lu do site Dia de Folga, que gentilmente autorizou a utilização de seu material na produção deste artigo) trouxe outro dia um problema que é comum a muita gente, e cuja solução pode ser bem simples.

A Lu estava sofrendo com o consumo de banda que as imagens do site dela estavam gerando. Então ela abriu uma conta gratuita no Photobucket e passou a hospedar suas imagens todas lá. Beleza, exceto por um problema: e se de repente o Photobucket resolver sumir com as imagens dela?

Simples: ela deve manter um backup de todas as imagens que subir para o Photobucket, e em caso de problema ela publica essas imagens em algum lugar e troca em todos os seus artigos o atributo src das tags img.

Funcionaria, mas ainda seria trabalhoso demais. Qualquer blog com atualização diária ou próximo disso ao final de um ano tem quase 400 novos artigos, e editar um por um, em busca do código específico seria trabalhoso demais. Fazer um update diretamente no banco de dados também funcionaria, mas talvez exigisse conhecimentos que a Lu, que é jornalista e não escovadora de bits, não estivesse a fim de adquirir.

Consultado sobre o problema fui dar uma investigada no que eu poderia fazer com o módulo URL Rewrite do Apache. Primeiro identifiquei que todas as imagens da Lu no Photobucket ficavam sob uma estrutura de diretórios constante, o que facilitaria tudo. Depois perguntei a ela se tudo bem em ter o backup dos arquivos, e ela confirmou que já o fazia. Então foi só escrever uma única linha no .htaccess, para criar um diretório virtual /img que na verdade faz um redirecionamento para o Photobucket.

RewriteRule ^img/(.*)$ [L]

Agora, basta a Lu ficar esperta, e caso o Photobucket resolva pendurar as chuteiras ela só tem de subir as imagens todas para o diretório img na raiz do site e desabilitar essa linha no .htacces, e pronto, não vai ser necessário editar centenas de artigos manualmente, muito menos mexer diretamente no banco de dados do site dela.

relacionados


Comentários