Meio Bit » Arquivo » Ciência » Não é uma Lua, é uma estação espacial? Confirme com este app de Android

Não é uma Lua, é uma estação espacial? Confirme com este app de Android

Find my Space Station: com o ISS Detector, você pode localizar a Estação Espacial Internacional de seu Android!

10 anos e meio atrás

space96-iss-atlantis-sun-transit_21003_600x450

Sim, a imagem acima é a Estação Espacial Internacional, um ônibus espacial (no caso o Atlantis) e ao fundo, o Sol. Fora a questão dos filtros, o timing é impressionante. Não parece, mas 27.000 km/h, a velocidade da ISS, é muito rápido, e o Sol é muito pequeno.

O céu tem 180 graus, de horizonte a horizonte. A ISS, a 27.000 km/h completa uma órbita a cada 90 minutos. Isso significa que a cada minuto ela se move 4 graus no firmamento. O Sol, por uma coincidência cósmica, tem o mesmo diâmetro aparente da Lua, o que proporciona eclipses totais. Esse diâmetro varia entre 33,5 e 29,43 minutos de arco. Como você se lembra da escola que frequentou a menos que seja comentarista do G1, um grau tem 60 minutos. Portanto em 1 minuto a ISS percorre 240 minutos de arco. A margem é mínima.

Mesmo assim é possível fotografar a ISS, sabendo pra onde e quando olhar:

issfake

Exceto na imagem acima, a nave fotografada é claramente a USS Enterprise, voltando no tempo para alguma missão, e o sistema de acobertamento da NASA deixou escapar. Não acredite, #GLOBOMENTE.

iss-stonehenge-580x388

As fotos resultantes são belíssimas, como esta mostrando a ISS vista de Stonehenge. Um exemplo de nossa tecnologia astronômica mais antiga, junto com a mais moderna, Um abismo de milhares de anos unindo homens que de eras tão distintas, partilharam o mesmo sonho de não temer, mas conhecer o Universo e-CHEGA! SOBE CARL, ESSE CORPO NÂO TE PERTENCE!

A olho nu ela é um pontinho brilhante, se movendo rápido pelo céu estrelado, a não ser que você more em São Paulo. Aí é melhor clicar aqui e ver do que estamos falando. Só que como a Estação gira em torno da Terra, que por sua vez gira em torno de si mesma, cada hora está em um lugar. Uma boa observação precisa ter céu limpo, noite escura e, de preferência, uma estação espacial.

Há diversos sites, incluindo o oficial da NASA, que permitem rastrear a Estação, sabendo de antemão quando e onde ela irá passar. Não é magia, apenas fazem o mapa astral da ISS, combinam com o I-Ching e deduzem onde ela estará.

No mundo mobile temos o ISS Detector, para Android, entre outros.

androiddetectordestruidordomaldeiss

Ele identifica quando e onde a Estação irá passar, determina sua (a sua, não a dela. Digo, a dela também) localização geográfica, pega previsão do tempo, agenda alarmes e via bússolas e giroscópios diz até para onde você deve olhar.

O ISS Detector também detecta reflexos dos satélites Iridium, de telefonia por… satélite, e vários outros objetos, mas esses recursos extras dependem de compras in-app. Satélites comuns, cometas e planetas também são rastreados.

O app é gratuito e pode ser achada no Google Play.

Dica do Marcel, que escuta música da Katy Perry mas é gente boa.

relacionados


Comentários