Meio Bit » Demais assuntos » Photoshop no Linux? Agora sim!

Photoshop no Linux? Agora sim!

14 anos atrás

20-02-08 Mulher

Muita gente reclama do GIMP. Mas muita mesmo. Aquele papo de "Para os softwares proprietários chegarem no Linux é só questão de tempo" tá demorando bem mais do que as pessoas previram, e hoje em dia, muita gente[1] não migra para Linux pela simples ausência do Photoshop. Existiam várias gambiarras maneiras de instalar o Photoshop no Linux com Wine, e CrossOver Office. Mesmo assim, não era lá uma Bastemp.

Entretanto, agora é oficial: O Google comprou a briga e bancou programadores da CodeWeavers aspirando garantir que a versão do Photoshop para Windows funcione perfeitamente no sistema. Dan Kegel, do Time de Engenharia de Software do Google escreveu no Google OpenSource blog (tradução livre): "Nós bancamos a CodeWeavers para fazer o Photoshop CS e CS2 funcionar melhor no Wine. O Photoshop é uma das aplicações que o usuários de Linux em desktop mais pedem, e nós estamos felizes em dizer a eles que já podem utilizar!". Admirei a maneira que o Google agiu nesse caso, sendo que o desenvolvimento do Wine também é mais do que vantajoso para eles: O Picasa e Google Earth, em suas versões pingüins, não passam da versão for-Windows com instalador "bonitinho", Wine bult-in e sem bugs na execução.

Na Wiki do Wine já existe documentação oficial, informando alguns recursos que não funcionam (dependem de arquivos do próprio Windows) ou ainda não foram implementados. Exemplo disso é o Image Ready, do Photoshop CS e CS2, cujo status é "Dont work yet".

Então, para os interessados, a Wiki ainda informa que é necessário utilizar a versão 0.9.54 do Wine para ter os resultados garantidos pelo Google. Infelizmente, não tenho nenhum CD do Photoshop para testar em casa e relatar a experiência, pois inclusive, o GIMP atende perfeitamente a minha necessidade. Mas, fica aí a dica, se o Photoshop era desculpa para o seu dualboot com Windows pirata, não é mais.

[1] Designers. Não me refiro a fuceiros que executam tutoriais "aprenda a mudar ab cor de seu cabelo no fotoxop".

Via: OSnews

relacionados


Comentários