Meio Bit » Arquivo » Software » Padrões de Projeto (Design Patterns) em C# Rápido e Fácil

Padrões de Projeto (Design Patterns) em C# Rápido e Fácil

16 anos atrás

Se você está iniciando em um curso de computação, já programa há algum tempo em uma linguagem orientada a objetos de verdade, eventualmente entrará em contato com design patterns. O termo hoje em dia é usado livremente para definir de forma organizada padrões de solução de problemas comuns encontrados durante projetos.

O livro de referência no assunto, é o Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado a objetos, escrito por 4 famosos projetistas de software, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. Nesse livro, eles documentaram alguns padrões que são largamente usados. O livro não é uma leitura fácil. É preciso ter um ótimo conhecimento de orientação a objetos e todos os seus conceitos, conhecer UML e para ler o código-fonte do livro, C++ e Smalltalk.

Por causa da velocidade com o qual as coisas devem ser produzidas hoje em dia, um pouco de pragmatismo e uso de uma linguagem moderna como o C# podem ser benéficos. Por exemplo, uma vez precisei criar um "desfazer" (undo em inglês) e pensei: alguém já deve ter tido esse problema. Procurando no livro, encontrei o padrão comportamental Memento que faz mais ou menos o que o cliente precisava. Partindo dele, foi possível criar a funcionalidade desejada.

Mas o código do livro não ajuda muito quando o prazo está no nosso pescoço. Coloque no bookmark o website http://www.dofactory.com. O código em C# é tão ridiculamente parecido com Java que também serve para essa linguagem. Todos os padrões do Gang of Four estão lá.

relacionados


Comentários