Meio Bit » Indústria » A primeira câmera digital do mundo

A primeira câmera digital do mundo

A primeira câmera digital do mundo poderia ter sido da Kodak, mas...   Voltando um pouco no tempo, mais exatamente para o ano de 1975, vamos encontrar Steve Sasson em seu laboratório na Eastman Kodak Company, unindo dispositivos analógicos

16 anos atrás

Voltando um pouco no tempo, mais exatamente para o ano de 1975, encontramos Steve Sasson em seu laboratório na Eastman Kodak Company, unindo dispositivos analógicos e digitais com uma lente de câmera Super 8, para criar o que se considera a primeira câmera digital do mundo.

O trambolho, que gravava as imagens em uma fita cassete, usava um revolucionário sensor chamado CCD e levava 23 segundos para formar uma imagem com 100 linhas em preto e branco. Como a câmera não possuía LCD, era necessário colocar a fita cassete em um reprodutor portátil, ligado a um computador, que exibia a imagem em uma tela de TV.

primeira câmera digital / reprodução

A engenhoca foi mostrada para executivos da Kodak em 1976 com o nome de "Fotografia sem Filme". Como a ideia não vingou, muito provavelmente a possibilidade de se fazer fotografia sem filme não deve ter animado os executivos da maior fabricante de filmes e produtos químicos para fotografia, na época.

De uma maneira irônica, a companhia lutou, anos mais tarde, para se reinventar por conta do mercado digital. A notícia mais recente vinda dos "iluminados" executivos da empresa é que eles vão voltar a produzir filmes fotográficos para os mercados pobres do mundo. Pena que a tecnologia digital já está acessível para quase todas as camadas sociais.

O projeto foi patenteado em 1976, mas somente em 2001 a Kodak assumiu publicamente que teve em suas mãos a primeira câmera fotográfica digital do mundo. Infelizmente, eles perderam o bonde da história.A primeira câmera digital do mundo ii

Com informações: Retro Thing

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários