Meio Bit » Arquivo » Internet » OI/TELEMAR praticando sequestro de DNS

OI/TELEMAR praticando sequestro de DNS

16 anos atrás

Incrível como mesmo as idéias bestas demoram a chegar aqui. Isso já foi notícia nos EUA ano passado, quando operadoras muito espertas, querendo "ajudar" seus clientes sequestravam as páginas cujo endereço estava errado e exibiam "páginas de auxílio".

Isso é o equivalente à idéia extremamente infeliz, também vinda de operadoras de telefonia, quando substituíram, ignorando TODOS os padrões internacionais os sinais de ocupado nas ligações por gravações dizendo "o número está ocupado, tente mais tarde". OK, só queria que o infeliz autor da idéia infeliz explicasse aos Fax-Modems dos computadores, terminais de atendimento, PDVs, aparelhos de hemodiálise, interócitos, etc, como entender o ocupado via voz. Diante desse "pequeno" problema, acabaram com a idéia infeliz.

Agora, usuários do Velox quando digitam uma URL errada ao invés de um simples e honesto erro 404 recebem essa beleza aqui:

ScreenShot002

Aí os CHATOS vão dizer: "Deixa de ser reclamão, tem um opt-out embaixo, leia direito, seu idiota"

Primeiro, idiota é a mãe. Segundo, o Opt Out só serve para remover a tela idiota de propaganda da Oi/Telemar. Não remove o serviço. Feito o opt-out que não opt-outeia de nada, a tela de erro passa a ser:

ScreenShot007

 

Lindo, né?

O DNS da TELEMAR continua resolvendo TODOS os endereços, apontando pro seu site de jabá, não retorna mais erro de endereço desconhecido.

Isso, claro, vale para linhas de comando e tudo em seu computador que consulte um servidor de DNS para resolução de nomes. Inclusive, claro, o NSLOOKUP.

>NSLOOKUP

> set q=any
> euodeioosmarketeirosdatelemar.com.br
Servidor:  UnKnown
Address:  10.1.1.1

Nao e resposta de autorizacao:
euodeioosmarketeirosdatelemar.com.br    internet address = 209.86.66.88
euodeioosmarketeirosdatelemar.com.br    internet address = 209.86.66.89

Em resumo: TODO endereço que os usuários da antiga telerda incluirem em um programa, seja editor de blogs, leitor de email, etc, terá que ser conferido MANUALMENTE, pois se você digitar errado o programa não irá mais receber um erro Host Not Found e tratá-lo. Achará que algo está errado. Assim quando o Thunderbird disser que não consegue acessar o POP do Gmail, verifique se você não digitou gnail sem querer e está tentando abrir uma conexão de email na MARAVILHOSA telemar, celeiro de idéias geniais.

relacionados


Comentários