Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Crie "seu próprio Linux"

Crie "seu próprio Linux"

16 anos atrás

Você não está satisfeito com a sua distribuição Linux? Acha que ela possui programas demais e que muitos deles não são usados? Uma boa dica é o site NimbleX 2 . Nele você não irá propriamente criar uma nova distro, mas sim configurar quais aplicativos deverão ser disponibilizados no disco de instalação.

Ao acessar o site você deverá ir respondendo um formulário e definindo quais os tipos de programas deverão estar no seu sistema operacional. Você pode ter um Linux voltado só para games e multimídia, ou outro dedicado apenas a parte de desenvolvimento. O foco é mesmo a personalização. Após definir quais categorias deverão estar presente, é possível ainda escolher os programas. As possibilidades são praticamente infinitas e é possível criar distribuições bastante pequenas e que consigam suprir plenamente suas necessidades. É possível até escolher o papel de parede que será usado, inclusive fazendo o upload de alguma imagem que ache legal.

No final do processo, o site disponibiliza a ISO para download e ela ficará no ar por 12 horas. Só não gostei de não haver a possibilidade de escolher entre o KDE ou GNOME, ele sempre usa a primeira opção, não ter a opção para deixar o SO em português e não podermos personalizar a tela de abertura e dar um nome para a distro, mas mesmo assim, achei a idéia muito interessante.

[via Royal HeHe2-ness!]

relacionados


Comentários