Meio Bit » Arquivo » Games » Minigames da série Final Fantasy

Minigames da série Final Fantasy

16 anos atrás

Já que o Dori Prata fala tanto de Winning Eleven, eu também quero puxar sardinha para os jogos que gostei bastante. E um deles é a famosa série Final Fantasy. Tenho certeza que a maioria já teve contato com essa série. Mas na verdade não é diretamente do jogo que eu quero falar, deixo isso para o Rodrigo Flausino e seus posts sobre a última versão do game. Quero destacar os minigames da série. Mas o que é um minigame?

Minigames são joguetes no estilo "casual" (entre aspas, pois a definição de casual é bem duvidosa) dentro de jogos de maior porte, neste caso um RPG grandão como o Final Fantasy. Vamos então a lista de minigames desta famosa série:

Final Fantasy XII:

Sou suspeito para falar, não joguei de cabo a rabo a última versão lançada do Final Fantasy para o Playstation 2. Nele existia um modo de jogo onde você precisa fazer caças de monstros especiais dentro do jogo e assim completar missões. A cada caça realizada ganha-se mais pontos e recompensas e também seu "nível de caçador" aumenta.

Final Fantasy Tactics:

Na versão lançada em 1998 para PsOne, existia um modo de missões paralelas de seu grupo. O jogador pode chegar em um bar e ver as missões disponíveis, aceitar ou não essas missões e recrutar alguns de seus soldados de seu time para fazê-las, estes soldados ficam indisponíveis para uso durante os dias em que ele realizavam a missão. Quando o jogador voltava ao bar recebia um prêmio caso a missão fosse completada com sucesso ou nada (e perde dinheiro) caso seus soldados falhassem.

Final Fantasy X:

O jogo da vez foi o Blitzball, um polo aquático no fundo da água. Joguei muito Final Fantasy X, mas admito que não tinha muito saco para jogar o Blitzball. O jogo é em tempo real mas a todo momento o jogo para fazer algum tipo de opção. Como tentar driblar um oponente, passar a bola para um companheiro ou chutar no gol. Existem também vários movimentos especiais, como por exemplo o Sphere Shot, que nada mais é do um chute de bicicleta que o Tidus tem.

Final Fantasy VII:

Dentro de Final Fantasy VII existem algumas situações especiais, como quando Cloud e sua turma fogem pelas ruas de Midgard e o jogador se diverte com um jogo onde controla Cloud em uma moto. Depois quando chegamos a cidade do fliperama (Gold Saucer) . Abrem-se muitos outros joguinhos, como o do snowboard (eu me acabava naquele time trial, tentando ganhar do fantasminha), outra versão do jogo da moto, um jogo de submarino e um de luta parecido com um pedra-papel-tesoura de luxo, escolhia um golpe e dependendo do golpe escolhido pelo inimigo, ou você o acertava, ou empatava ou apanhava.

Final Fantasy IX:

Com o sucesso do Triple Triad (calma, já falo dele) de Final Fantasy VIII. Em Final Fantasy IX inventaram o Tetra Master. É um jogo de cartas disputado entre dois jogadores em um tabuleiro 4 x 4 (16) posições onde o jogador deve colocar suas cartas e tentar "virar". As cartas têm representações dos monstros do jogo. O ato de virar a carta quer dizer que a carta do adversário que está na mesa torna-se sua quando ela vira. Ganha o jogo quem tiver mais cartas "viradas" para si. Para entendê-lo melhor veja o vídeo.

Final Fantasy VIII, o melhor minigame de todos:

Triple Triad, o melhor minigame de todos os FF. Foi esse jogo maldito (no bom sentido) que me fez passar das 100 horas de jogo, com certeza mais da metade colecionando cartas.

O jogo é muito parecido com o explicado acima. Só que neste tem um tabuleiro de 9 posições (3x3) e cada carta tem 4 pontos de força. Um que representa para cima, outro para baixo, esquerda e direita.

Vamos supor que o adversário colocou uma carta com a força "6 para baixo" no tabuleiro e você colocou uma carta com força "9 para cima" em baixo dela. Essas cartas se confrontam. 9 é maior que 6 (dãã) logo esta carta "vira" para você. Ao final da partida quem tiver mais cartas "viradas" ganha. Existe também uma série de outras regras mais complexas. Vejam o vídeo deste jogo aqui em baixo também.

Se você conhece mais algum minigame que por acaso eu tenha esquecido ou conhece algum minigame de outro jogo, por favor, os comentários estão aí!

relacionados


Comentários