Meio Bit » Arquivo » Mobile » No Windows Phone, quem não tem Instagram caça (muito bem) com 6tag [UPDATE]

No Windows Phone, quem não tem Instagram caça (muito bem) com 6tag [UPDATE]

6tag, app extra-oficial do Windows Phone é um quebra-galho interessante enquanto o aplicativo oficial do Instagram não é lançado

10 anos e meio atrás

6tag-ex-6tagram-wp8-001

Quando o Instagram mudou os termos de uso de sua API, proibindo terceiros de usarem os termos "insta" ou "gram" em seus nomes (na minha opinião a Kodak deveria fazer o mesmo em relação ao termo INSTAmatic mas divago, além dela ter problemas maiores no momento), muitos desenvolvedores foram pegos com as calças curtas, já que até então a empresa liberava o uso do nome numa boa. Isso afetou até plataformas em que o app não está presente como o Windows Phone, onde o 6tagram era uma das melhores opções, mesmo estando na fase beta.

Agora ele finalmente foi oficialmente lançado e de cara já mudou de nome: agora se chama apenas 6tag. Entretanto seus recursos não fazem feio em comparação à aplicação original, principalmente enquanto o Instagram não chega na plataforma.

O visual do app é bem clean e bonito, e ele acessa a API do Instagram através de engenharia reversa, permitindo total interação. Ainda que seja um cheat, o Facebook deu total apoio ao desenvolvedor (na verdade ele está olhando para o outro lado), permitindo que ele continuasse seu trabalho. Mas como os termos de uso da API já mudaram uma vez...

O aplicativo em si é gratuito, mas para se livrar de propagandas é preciso desembolsar US$ 1,29. Já com US$ 1,49 o usuário desbloqueará a função de upload de vídeos (depois do DLC no disco, DLC no app). O app inclui uma dose, digo, um upload de vídeo gratuito. Fora isso todos os filtros originais do Instagram, bem como os efeitos linear e radial estão presentes.

Entretanto há problemas: por usar um método não muito ortodoxo de acesso à API, ele não possui uma criptografia tão confiável. Claro, não é nada tão flagrante quanto o Instagraph, mas é algo a se levar em conta, sem considerar a possibilidade do Zuck um dia acordar do lado errado da cama e fechar a porta de acesso na cara do 6tag. Portanto se você deseja testá-lo, faça por conta e risco. O app pode ser baixado aqui.

UPDATE: o leitor Thiago indicou um post do site Within Windows que a preocupação com a segurança é genuína: o app funciona de maneira similar ao Instagraph, logando no Instagram e enviando as fotos através de uma conexão sem criptografia, além de armazenar seus dados por tempo indeterminado. Rudy Hyun admitiu as falhas e está correndo para corrigí-las.

Sinceramente? É bonito e prático, mas fuja. Não vale a pena correr o risco.

Fonte: TNW.

relacionados


Comentários