Meio Bit » Arquivo » Ciência » Autoexame dos seios? Tem uma App pra isso!

Autoexame dos seios? Tem uma App pra isso!

Quando detectado muito cedo o câncer de mama tem uma taxa de cura de mais de 93%. Imagine que legal aumentar essas chances, com um equipamento barato pra uso doméstico, mais sensível que seus dedos?

10 anos e meio atrás

BreastCancerWW

Há um certo consenso (se bem que na Internet nunca é seguro afirmar isso) que câncer é uma bosta. Se detectado cedo significa um belo susto, se detectado muito tarde, significa que é hora de fazer crediários a perder de vista. Idealmente, quanto mais cedo melhor.

No caso de câncer no seio há muito os órgãos de saúde pública promovem os exames anuais ou semestrais dependendo da idade, e os mensais, em casa mesmo. O problema é que mais de 80% dos caroços são benignos e normais, surgem e somem. O que vai diferenciar é consistência e crescimento, coisa que a mulher nem sempre consegue acompanhar de um mês pro outro.

Fazer mamografias todo mês é inviável, não só pelo efeito colateral de seus peitos ficarem brilhando no escuro, como pelo custo, deslocamento, etc. Uma alternativa seria uma forma não-invasiva, inofensiva de exame doméstico.

Entra… ECLIPSE!

eclipsedobem

Desenvolvido por um sujeito que projetava equipamentos de varredura para submarinos, o brinquedo utiliza luz (eles chamam de tecnologia transfotônica, chique!) para penetrar (epa!) no tecido do seio, retornando informações de densidade. Isso gera um mapa, salvo em um iPad, que é enviado para os servidores da empresa.

Lá eles são comparados com exames anteriores, examinado por médicos e caso haja alguma alteração, a dona dos supracitados seios é avisada.

eclipsedobem2

Não é preciso fazer só um exame por mês, pode fazer quantos quiser, se der azar de pegar um tumor de crescimento muito rápido, o azar vai ser dele, detectado ainda no berço.

Veja o vídeo de apresentação. Desconsidere as hipsters examinando dados de scans mamográficos no Starbucks…

O Eclipse custará na faixa de US$ 200,00. O projeto está arrecadando fundos no IndieGoGo, querem US$ 650 mil. O problema não é desenvolver hardware e software, é bancar todos os testes exigidos pelo FDA. Você sabe, aqueles testes e estudos de segurança que na cabeça dos conspiradores só não existem pra plantas geneticamente modificadas.

A sensibilidade do aparelho é pelo menos 5 vezes maior que os dedos humanos, detectando massas bem menores, que normalmente passariam despercebidas.

eclipsedobem3

O Eclipse funciona inclusive com aquela prostituta do Total Recall.

Se o projeto vingar, podemos ter uma pequena revolução na medicina mais eficiente e estrategicamente importante que existe: a preventiva.

Fonte: MG.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários