Meio Bit » Arquivo » Internet » Google começa a integrar o sistema de autenticação de seus apps para iOS

Google começa a integrar o sistema de autenticação de seus apps para iOS

Integração do sistema de autenticação pretende levar, aos usuários do iOS, a mesma experiência que os usuários de Android já têm com os aplicativos do Google.

10 anos e meio atrás

App do Google+ para iOS foi um dos primeiros a receber a novidade

App do Google+ para iOS foi um dos primeiros a receber a novidade

Quando se utiliza muitos serviços de uma mesma empresa, é fundamental que se tenha um sistema de login integrado que não obrigue o usuário a ficar digitando as suas credenciais toda vez que quiser acessar um serviço diferente. Se os serviços em questão forem do Google, o usuário do Android sabe muito bem a facilidade que o sistema de autenticação do robozinho verde proporciona. Basta abrir qualquer app do Google, selecionar a conta cadastrada no aparelho e… pronto. O app autentica sem que se tenha que digitar nada.

Mas, quando você utiliza boa parte dos mesmo aplicativos em outra plataforma, a coisa fica bem diferente. No iOS, por exemplo, tenho uma penca de aplicativos do Google e, quando atualizo alguns deles (eles se desconectam, não me pergunte o porquê) ou baixo um novo app, lá vou eu digitar as minha credenciais. Para facilitar a minha vida, ainda utilizo a segunda camara de verificação, o que ainda me obriga a pegar um código gerado pelo Authenticator. Mas, felizmente, o Google está começando a mexer os pauzinhos para ajudar, ainda que tarde, o usuário de seus serviços.

Na última atualização do Google+ e YouTube para a plataforma móvel da Apple, notei que o Google alterou o sistema de autenticação de ambos os aplicativos. Ao clicar em sair, os apps não desconectam o usuário, apenas finalizam as sessões mantendo os dados de login gravados. Ao retornar ao app, o usuário apenas precisa clicar na conta desejada e… pronto. Está lindamente logado novamente ao aplicativo sem ter que digitar nada. Ao tentar remover totalmente a conta do aplicativo (afinal, ele tem que deixar), o aplicativo avisa ao usuário que “esta conta será removida do Google+ e de outros aplicativos do Google neste dispositivo”.

Aplicativo do YouTube também já conta com o novo sistema de autenticação

Aplicativo do YouTube também já conta com o novo sistema de autenticação

Não sei se pelo fato de o recurso ainda estar implementando, ou se a empresa quer assim mesmo, mas, depois de logar em um dos apps e abrir o outro, ainda assim ele me pediu o login. No entanto, uma vez removida a conta de um deles, a conta também foi removida do outro. A integração, além de facilitar o login, também vem para permitir uma rápida alternância entre Contas Google, uma vez que o usuário apenas precisa selecionar uma conta diferente e se conectar sem qualquer dificuldade.

Apesar de saber que o Facebook faz a mesma coisa no iOS com os apps Facebook, Messenger e Camera, resolvi consultar o Alexandre Torres, do AppleSpotlight, e fui informado de que esta possibilidade está disponível há quatro anos aos desenvolvedores. A pergunta que fiquei me fazendo foi: por que raios o Google demorou tanto tempo para facilitar a vida dos usuários? O que espero é que, em breve (talvez quando os apps começarem a ser atualizados para o iOS 7), o Google implemente tal facilidade nos demais apps da empresa e, se possível, não requeira o login em todos eles. Afinal, esta é a principal vantagem do recurso. 😉

relacionados


Comentários