Meio Bit » Games » [Meme] As mentes criativas da indústria

[Meme] As mentes criativas da indústria

13 anos atrás

Ok, eu assumo. Eu nunca comecei um meme. Mesmo assim vou arriscar e convidar alguns blogueiros para listar os seus Game Designers favoritos. Pois é, em algum ponto da minha "carreira bloguística" eu já mencionei que os criadores de jogos eletrônicos deveria receber mais atenção por parte dos jogadores, assim como acontece com os diretores de filmes.

Portanto, para tentar mostrar um pouco aos leitores do que essas mentes brilhantes já produziram, acho que seria legal cada blog montar uma lista com alguns de seus criadores prediletos. Para a tarefa eu gostaria de chamar o Fábio Bracht do Continue, já que um dos maiores blogs do Brasil não poderia ficar de fora. Diretamente do mundo da Lua, o Lucas do GoLuck. O respeitado Fabão Santana do Gamer Lifestyle. Chamo ainda a MiWi do Disk Chocolate, para termos uma opinião feminina sobre o assunto e o meu camarada Rodrigo Flausino.

Agora vamos aos meus favoritos, lembrando que não estão em ordem de preferência.

Yu Suzuki
Um dos mais respeitados designers japoneses, Suzuki ajudou a Sega a se tornar uma potência no rumo criando arcades que se tornaram clássicos, como: OutRun, Super Hang On, Virtua Cop e Virtua Fighter. Contudo seu nome sempre será lembrado por ter idealizado um dos mais fantásticos jogos já criado, Shenmue.

Peter Molyneux
O inglês Peter Molyneux foi um dos responsáveis pela popularização dos "God Games" onde, como o nome sugere, o jogador faz o papel de Deus. Em seu currículo podemos encontrar pérolas como Populous, Dungeon Keeper, Black & White, The Movies e Fable.

Embora muitos o considerem arrogante, uma legião acredita que Molyneux é um incompreendido e que sua inteligência está além de seu tempo.

Shigeru Miyamoto
O que dizer sobre aquele que é considerado a mente mais genial do mundo dos games? Da criatividade de Miyamoto nasceram personagens como Mario, Zelda, Donkey Kong, Pikmin, Nintendogs e mais uma infinidade de criações que cativam os jogadores até hoje.

Fumito Ueda e Kenji Kaido
Embora tenham surgido na mídia a pouco tempo, Ueda e Kaido são responsáveis por dois dos jogos que talvez mais tenham se aproximado da arte: Ico e Shadow of the Colossus. Com uma direção artística espetacular e uma sensibilidade ímpar, os trabalhos desses designers credenciam seus próximos jogos como um dos mais aguardados, mesmo antes de serem anunciados.

Hideo Kojima
Pode se dizer que a carreira de Kojima-san se resume a três detalhes: cobras, robôs e cultura cyberpunk. Um sujeito capaz de criar Metal Gear, Zone of the Enders e Snatcher com certeza não precisaria fazer mais nada. Um dos designers que mais conseguiu aproximar os games do cinema é alguém que merece respeito e acima de tudo ser idolatrado.

Sem falar que se tem um desses caras que eu gostaria de ter amizade, esse seria Kojima. Além de ter cara de ser muito gente boa, ainda por cima ele ama a sétima arte.

relacionados


Comentários