Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook paga 15 dólares para usuários por ação publicitária que rendeu 73 milhões

Facebook paga 15 dólares para usuários por ação publicitária que rendeu 73 milhões

Em 2011 o Facebook utilizou nomes e imagens de aproximadamente 150 milhões de usuários em anúncios de produtos e serviços em suas "histórias patrocinadas", daqueles que entopem sua timeline até hoje.

10 anos e meio atrás

Mark Zuckerberg

Crédito da imagem: FamousMisfortune.com.

Imagine que uma grande empresa de eletroeletrônicos, automóveis ou eletrodomésticos utilize sua imagem para divulgar seus produtos em anúncios veiculados para milhões de pessoas. Sorte grande, você é um garoto-propaganda bem-sucedido, a um passo de perguntar "quer pagar quanto?", certo?

Não se a grande empresa que veicula os anúncios é o Facebook.

Em 2011 o Facebook utilizou nomes e imagens de aproximadamente 150 milhões de usuários em anúncios de produtos e serviços em suas "histórias patrocinadas", daqueles que entopem sua timeline até hoje.

Um grupo de 5 usuários entrou com um processo contra o Facebook e segunda-feira passada finalmente saiu o resultado. O Facebook irá pagar 15 dólares para cada usuário que teve seus dados utilizados, mas apenas para aqueles que responderam um email concordando, enviado no início desse ano.

Organizações que defendem a privacidade na internet irão receber uma parte do acordo, que totaliza 20 milhões de dólares, também conhecido como a conta da pet shop que cuida do pelo do cachorro de Zuckerberg.

O juiz que bateu o martelo, Richard Seeborg, concorda que o pagamento de 15 dólares é pouca coisa, mas que também o Facebook não fez nada ilegal. Ele também alegou que ninguém sofreu nenhum dano no processo.

Nenhum dano considerando que você gosta de fazer propaganda de graça.

A corte estima que o Facebook lucrou em torno de 73 milhões de dólares no processo de utilizar os dados de 150 milhões de usuários. O acordo também prevê que o Facebook atualize sua política de privacidade, dando mais informações e controle aos usuários sobre como seus dados serão utilizados.

Aproximadamente 7 mil usuários recusaram o acordo e podem seguir com uma ação independente. Como cereja do bolo, um representante do Facebook declarou que estão satisfeitos em fechar o acordo.

Eu também ficaria.

Fonte: BBC

relacionados


Comentários