Meio Bit » Arquivo » Games » Meu primeiro contato com a realidade virtual

Meu primeiro contato com a realidade virtual

Em 1997 eu fui até um pequeno shopping em Curitiba unicamente para ver um aparelho que estava sendo modestamente anunciado. Se tratava de um "completo" sistema de realidade virtual.

16 anos atrás

Em 1997 eu fui até um pequeno shopping em Curitiba unicamente para ver um aparelho que estava sendo modestamente anunciado. Se tratava de um "completo" sistema de realidade virtual. A aparelhagem consistia de um capacete que dava a sensação de que estávamos realmente dentro do jogo e um controle que poderia ser considerado o pai do Wii, tudo isso rodando uma cópia de Doom II sem nenhuma travadinha.

O brinquedo funcionava mais ou menos da seguinte maneira: O jogador devia subir em uma espécie de plataforma que o protegia de cair, após vestir o capacete, o personagem olhava exatamente para a cabeça do jogador estivesse virada. A sensação era de se estar de frente para uma tela de cinema que nos envolvia em cerca de 180°. Para nos locomovermos, era preciso inclinar a mão que estava segurando o controle para frente ou para trás, e ao apertar o botão, a arma era disparada. Enquanto jogávamos, a imagem do que víamos no capacete era reproduzida num telão para que as outras pessoas pudessem ver o que estava acontecendo.

Como já se passaram muitos anos e na época eu era um adolescente zé ruela com pouquíssimo conhecimento (não que agora eu tenha muito, mas...) não me recordo de muitos detalhes, como marcas dos aparelhos, mas me lembro que a brincadeira não era barata e pagávamos por sessões de 5 (cinco!) minutos.

Embora o sistema rodasse bem, sinceramente achei o apetrecho bem sem graça e hoje entendo porque a coisa não foi para frente. Depois daquele episódio, nunca mais vi um capacete como aquele ou mesmo o controle (tirando o Wii, claro). E você? Já teve contato com algo parecido? O que achou?

relacionados


Comentários