Meio Bit » Arquivo » Games » O grande defeito dos jogos Sandbox

O grande defeito dos jogos Sandbox

Hoje andei pensando no porque de eu não gostar de jogos no estilo Sand Box. É realmente estranho alguém não gostar desse tipo de jogo quando se para pra

15 anos e meio atrás

Hoje andei pensando no porque de eu não gostar de jogos no estilo Sand Box. É realmente estranho alguém não gostar desse tipo de jogo quando se para pra pensar já que o estilo dá liberdade, permite você fazer o que quiser, quando quiser e como quiser, tudo que todo mundo “das antigas” queriam nos jogos.

Pensei que talvez fosse pelo estilo “não valorizar muito a história”, mas não é por isso. GTA 4 por exemplo tem um enredo e direção digno de filme de Hollywood e muitas cut-scenes de outros games também são ótimas.

Então pensei na interação do personagem com o mundo do jogo e acho que cheguei na minha resposta. Dando um exemplo prático, você pode pegar uma missão com algum NPC, ele diz que a missão é urgentíssima e a vida de milhões depende dela. Logo depois de pegar a missão você pode deixar o restante àquilo que era urgentíssimo pra fazer depois que você tiver ganhado alguns pontinhos com outras coisas. Quando voltar para a missão ou quest, o restante dela vai estar lá direitinho pra você terminar do mesmo jeito se você não tivesse enrolado.

O que eu quero dizer é que o estilo dá liberdade demais. Ainda não existe aquela coisa de causa e conseqüência nem com tempo e nem com ações, o universo do jogo ainda não tem “vida própria”. Seria ideal se logo depois do inicio de alguma missão rodasse algum cronometro invisível ao jogador que dependendo do tempo que ele enrola pra continuar, ou do que ele faz, o jogo tomaria rumos diferentes. A verdadeira impressão que eu tenho hoje é de uma liberdade restrita, você pode fazer o que quiser no jogo, mas são ações soltas e sem propósito que não influenciam um cenário maior. Já pensou se aquele cara de quem você roubou um carro no GTA aparecesse lá depois no jogo te reconhecendo casualmente no meio da rua e ajudando um policial a te pegar?

Parece ser alguma coisa bem desafiadora para os programadores e designers e alguns podem dizer que isso tiraria muita liberdade do estilo. Ora mais, há 10 anos eu não imaginava um jogo tão bem feito graficamente como Gears of War e os caras conseguiram chegaram nesse nível de detalhe gráfico impressionante, agora eles tem que fazer o mesmo com o cenário. Outra, todo mundo sabe quem tem liberdade tem que arcar com suas conseqüências, e ver um Game Over quase no fim de algum jogo por causa de uma bobagem que você fez no começo seria muito massa. 😀

relacionados


Comentários