Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft atualiza aplicações Live - e bem

Microsoft atualiza aplicações Live - e bem

15 anos e meio atrás

Semana passada rolou mais um Encontro Microsoft com Blogueiros, onde fomos introduzidos (no bom sentido, o Ballmer não estava) aos novos produtos da família Live. Algumas antigas reinvindicações foram atendidas, algumas novidades bem interessantes foram apresentadas. Algumas não agradaram muito os blogueiros, mas serão perfeitas para os miguxos que AAAAAMMAM o MSN e o YouTube.

 

Outras, como a correção ortográfica em português no Windows Live Writer vão literalmente salvar vidas.

 

screenshot.10

Note que o corretor do novo Windows Live Writer ignora “blogueiros” e “Ballmer”, uma atitude bem acertada.

 

Foram apresentadas as seguintes ferramentas com mudanças de layout e funcionalidade:

1 – Windows Live Writer

O melhor editor de blogs da atualidade, que como já foi dito vem com corretor ortográfico em português, contador de palavras funcionando inclusive em tempo real, novos efeitos de bordas e filtros, WYSIWYG bem mais rápido, etc. Como o etc é o filé, vamos detalhar:

 

a) integração com YouTube e SoapBox

Inserir vídeos do YouTube é fácil, ele já fazia antes, mas agora você pode colocar os dados de sua conta e ele irá listar os SEUS vídeos.

screenshot.12

 

Ele também faz upload de vídeos em seu PC direto para o serviço escolhido.

screenshot.13

b) Tags

Traduziram como marcas, viva com isso. O suporte a tags está muito, muito decente. Já vem como padrão o Technorati, mas se você usa outro serviço, ou mesmo tags em seu próprio blog, tudo bem. É possível adicionar novos servidores de tags, vejam a interface:

screenshot.11

c) Plugins, autolinks e outros bichos

O Windows Live Writer tem um bom pacote de plugins criados por usuários, graças a um SDK e bastante documentação para desenvolvedores. É possível acessar diretamente o Flickr, integrar com o Firefox, Google Translate, adicionar efeitos de imagens, você escolhe. Há um plugin para tabelas que é excelente.

Os autolinks fazem com que você economize tempo. Assim ao digitar MeioBIt não preciso colocar o link manualmente, ele cuida de tudo.

Também dá para inserir mapas, no caso do VisualEarth. Se você prefere o Google Maps, procure um plugin. Já deve existir.

 

Terra natal de Luciana Vendramini

 

d) imagens – novidades

É possível fazer crop de imagens direto de dentro do Live Writer. Ele também é amigável com plugins lightbox e similares. As imagens podem ser rotacionadas ou levemente inclinadas em até 20 graus para cada direção. Não me perguntem o motivo da limitação de 20 graus. Exemplo na imagem do próximo tópico, inclinada em um grau.

 

2 – Windows Live Messenger – Ou, para o resto do mundo, MSN

As abas (as malditas abas) saíram da lateral e agora estão no rodapé. Dizem, não estou vendo nenhuma. Temos várias novidades, como a possibilidade de adicionar sons específicos para cada usuário, assim não precisa levantar para ver de quem é o “oh-oh” genérico.

É possível personalizar a imagem do cabeçalho, e URLs na sua linha de status são clicáveis. Na parte inferior, logo acima do jabá temos um “what’s new”  que mostra as últimas atualizações de seus contatos, como adição de fotos em álbuns, mudança de texto do status, etc.

screenshot.8

 

Foi criado o conceito de Grupos, onde você adiciona até 20 membros e pode enviar mensagens para todos de uma vez. Para evitar spam é preciso autorizar a inclusão. Foi criado também o conceito de favoritos. Arraste os contatos que você fala mais para lá, ficarão no alto da lista, independente dos outros.

Agora é possível permanecer logado de duas ou mais máquinas ao mesmo tempo. Isso é bem interessante em cenários como por exemplo se você mantém um log completo de suas conversas no MSN de casa, mas no trabalho não utiliza o recurso com medo do chefe o ver chamando um colega de “inglês arrogante” (caso real). Por medida de segurança é possível desabilitar esse recurso, claro.

A parte de envio de arquivos continua inalterada, mas duas mudanças ocorreram: Foi criada uma galeria de imagens E mataram as Pastas Compartilhadas.

O serviço antigo simplesmente não funcionava. São tantos roteadores, access points, firewalls no meio que se torna inviável compartilhar pastas via MSN. Todas as minhas experiências foram desastrosas. Já a versão atual usa algo que já existe e funciona, o Windows Live SkyDrive, o precursor da SkyNet que irá dominar o mundo serviço gratuito de hospedagem e compartilhamento de arquivos, onde você hospeda até 5GB. Integrado ao Live Messenger, dá para liberar acesso individualmente, por contato, assim o grupo Amigas não sabe da existência dos arquivos da pasta Cachorras.

A área de imagens ganhou um senhor avanço. Agora não é preciso enviar um monte de arquivos. A opção de compartilhar imagens permite que você escolha uma pasta e/ou imagens específicas e monte um mini-slideshow, que será exibido no Live Messenger de seu amigo.

A principal vantagem aqui é que não enviamos mais arquivos inteiros. Já tentaram me mandar JPEGs de 7MB, e devo dizer, doeu.

screenshot.7

 

O tamanho da imagem é variável, se você aumentar a área útil da janela, a imagem acompanha. Como ele gera imagens menores, é tudo bem mais rápido. Dá para comandar remotamente ou acompanhar a pessoa do outro lado mudar as fotos, enquanto conversamos E comentamos. Isso é perfeito para os casos em que a pessoa do outro lado tem receio de passar a foto. “olha, tudo bem, gata, com essa galeria aqui eu não recebo a imagem, só vejo. Fica só entre a gente, entende?” E agradeça ao Demônio (ou ao Bill) por 90% dos usuários Windows não saberem a utilidade da tela Print Screen.

Há muitas ferramentas de customização do Messenger, isso sempre foi exigência dos usuários. Mesmo que nós não gostemos, há um enorme contingente de miguxos que tem o Orkut como padrão estético, e adora coisas piscantes. Viva com isso.

No segundo artigo da série, outras novidades, como a Galeria de Fotos com detecção de rostos, o Windows Live Mail local com boas melhorias  e o controle familiar para evitar que seus pimpolhos acessem sites não recomendados.

Os novos aplicativos da família Live podem ser baixados de

Como sempre agradecemos à Microsoft pelo convite, e pedimos desculpas por como sempre esquecer de anotar o nome de todos os presentes, para poder dar link.

relacionados


Comentários