Meio Bit » Arquivo » Indústria » Cuil?

Cuil?

15 anos atrás

Cuil para quem não lembra é uma ferramenta de busca que foi lançado há aproximadamente três meses. O serviço foi desenvolvido por ex-funcionários do Google, incluindo Anna Patterson, uma das principais engenheiras da ferramenta de busca, com o objetivo de ser a principal "search engine" da internet, ou seja: dominar o mundo superar o Google.

Passados alguns meses desde o seu lançamento, quando chegou a ter %0,2 de "market share", o Cuil possui agora 0,01%, segundo a marketshare.hitslink.com! Analisando o gráfico, percebe-se que ele teve uma participação maior no lançamento por causa do "hype" e depois foi sumariamente ignorado. Interessante notar no Google Trends o hype momentâneo e depois a ida ao esquecimento público.

O minúsculo "market share" é estranho, pois o Cuil possui uma interface interessante, os resultados são relevantes e não tem problemas de velocidade. Então, porque preferimos usar o Google, Yahoo ou Live Search? A primeira hipótese é que a exibição dos resultados de forma diferenciada assusta os novos usuários e a segunda é que as ferramentas de busca não são apenas para buscar informações, mas serviços agregados como email, tradutores, busca de produtos, busca de artigos científicos ajudam a incrementar as buscas. Outra hipótese é que o Cuil não tem como pagar seus usuários para fazerem buscas utilizando-o.

Enquanto o Cuil não aumenta sua participação, aparecem os sinais de desentendimento. O Vice presidente de produtos deixou o grupo por "desentendimentos" com o CEO. Enquanto isso, a empresa não mostra sinais de reação, nem novidades ou outros meios para atrair novos usuários. Sem dúvida, o Cuil seria uma excelente e popular ferramenta de busca se fosse lançado dez anos atrás.

relacionados


Comentários