Meio Bit » Arquivo » Games » Morre Hiroshi Yamauchi, o homem que mudou a Nintendo

Morre Hiroshi Yamauchi, o homem que mudou a Nintendo

Morre aos 85 anos Hiroshi Yamauchi, o homem responsável por transformar a Nintendo de uma fabricante de cartas a uma das maiores empresas de games do planeta.

10 anos e meio atrás

Hiroshi-Yamauchi

Muitas pessoas nem sabem disso, mas antes de se tornar uma das principais empresas de videogames do planeta, a Nintendo era apenas uma fabricante de jogos de cartas no Japão e o principal responsável por essa mudança nos negócios foi um homem chamado Hiroshi Yamauchi.

Pertencente à terceira geração da família que fundou a companhia em 1889, Hiroshi atuou como presidente da BigN entre 1949 e 2002, quando passou a atuar como conselheiro, até falecer hoje (19/09) devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

O ex-presidente estava com 85 anos e foi durante o seu comando que a Nintendo lançou alguns dos videogames mais importantes da história, como o NES, o Super Nintendo e diversos portáteis que ajudaram a difundir o seu em todo o planeta, tornando-a conhecida mesmo entre aqueles que não se importam muito com os jogos eletrônicos.

Após tanto sucesso, a Forbes listou o executivo entre os homens mais ricos do planeta, com uma fortuna que chegou a US$ 7,8 bilhões e que no ano passado estava avaliada em US$ 2,1 bilhões. Tanto dinheiro lhe permitiu algumas extravagâncias, como a compra do time de baseball Seattle Mariners, em 1992.

Mesmo não sendo uma das mentes por trás da criação dos muitos jogos fantásticos da empresa, a morte de Hiroshi Yamauchi deve ser lamentada por toda a indústria, afinal sua visão permitiu o fortalecimento da mídia e hoje é impossível imaginarmos como os games seriam se a Nintendo tivesse continuado se dedicando apenas às cartas.

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários