Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon é a preferida em um dos maiores bancos de imagem do planeta

Canon é a preferida em um dos maiores bancos de imagem do planeta

Levantamento feito no banco de imagens Dreamstime mostra que a Canon ainda é a câmera mais utilizada naquele serviço, mas a Nikon vem se aproximando rápido.

10 anos e meio atrás

Esse é o tipo do post que tem potencialidade de gerar discussões acaloradas e levar pessoas à vias da agressão verbal. Mas, vamos deixar de lado a nossa influência xiita e apenas analisar os fatos. Todo mundo sabe que uso Canon, mas não defendo a marca de maneira cretina como muitos que conheço. Admito que nos últimos dois anos a Nikon vem nadando de braçada apresentando equipamentos com grande qualidade, mas também temos que apontar que a Canon ainda domina o mercado no mundo civilizado. No Brasil a Nikon é o top de vendas no mercado paralelo por possuir câmeras de entrada mais baratas (no Paraguai é muito difícil de achar a reflex mais barata da Canon). O que também é válido, pois são equipamentos caros e pagar alguns dólares a menos é importante.

Mas, vejam que o Dreamstime, um dos maiores bancos de imagem da atualidade, resolveu adicionar uma ferramenta em seu serviço que faz pesquisas por equipamento e o stockphotosecrets resolveu fazer uma pesquisa sobre quais câmeras produziram as mais de 17,5 milhões de imagens que estão disponíveis no serviço. Os infográficos são interessantes e mostram que Canon e Nikon dominam completamente o local, sendo que resta para as outras marcas muito pouco espaço. Das cinco câmeras mais utilizadas, 3 são da Canon e 2 da Nikon. Em quantidade de fotos, a Canon rendeu para o banco de imagens (levando em conta as 3 câmeras que estão na frente) um total de 5.040.477 imagens. A Nikon contribuiu com 2.735.062 imagens.

pesquisa_bando_de_imagem3

Outro dado curioso é a quantidade de material que se fez download do site. Se levarmos em conta desde a data em que o banco de imagens foi criado, a Cano domina todas as posições. Mas, se focarmos apenas em 2013 vemos que a Nikon domina 3 posições, exemplificando bem o crescimento da marca durante os últimos dois anos.

pesquisa_bando_de_imagem2

E, por fim, é assustador a quantidade de câmeras antigas que ainda estão em atividade no banco de imagens. Estou falando de equipamentos como ao Canon EOS D30 (escrito deste jeito mesmo), Fuji Finepix S1 Pro, Olympus C3040Z, Kodak CX4300 e tantas outras que você pode ver no gráfico abaixo. Prova de que equipamentos fotográficos podem ser mais duráveis do que pensamos
pesquisa_bando_de_imagem

Para ver o texto completo e todos os gráficos resultantes deste levantamento é só ir até o stockphotosecrets.

relacionados


Comentários