Meio Bit » Arquivo » Internet » Incubadora de Idiomas Duolingo: Ensinando todas as línguas possíveis com crowdsourcing, até mesmo Dothraki e Élfico

Incubadora de Idiomas Duolingo: Ensinando todas as línguas possíveis com crowdsourcing, até mesmo Dothraki e Élfico

Líder no ensino de línguas populares na App Store e no Google Play, o app Duolingo apresenta sua Incubadora de Idiomas, que vai usar o crowdsourcing para ensinar novas línguas de graça, incluindo até idiomas fictícios como Dothraki ou Élfico.

10 anos atrás

Incubadora Duolingo

Com 15 meses no ar e 10 milhões de usuários, o Duolingo é o app número 1 de ensino de línguas mais populares tanto na App Store e no Google Play. Todo esse sucesso vai aumentar muito em breve, com a chegada da ferramenta Incubadora de Idiomas (Language Incubator) que usa o crowdsourcing de milhões de usuários ao redor do mundo para ensinar novas línguas de graça. Até hoje, o Duolingo só tinha 6 opções de linguagens disponíveis, mas com o lançamento da Incubadora, a comunidade da plataforma em apps e no site poderá criar seus próprios cursos de qualquer língua possível, incluindo até mesmo idiomas famosos da ficção como Klingon, Dothraki ou Élfico.

Eu adorei a brincadeira de criar cursos de línguas fictícias, mas a ferramenta é séria, e vai resolver um dos maiores anseios da comunidade do Duolingo, a inclusão de línguas como Chinês, Russo, Japonês e Árabe. A qualidade dos cursos é garantida por um algoritmo patenteado pela Duolingo, criação de seu co-fundador, Luis von Ahn, mais conhecido por ter criado o CAPTCHA (e o reCAPTCHA), além de ser um MacArthur Fellow e considerado por muitos como um dos pais do crowdsourcing.

O projeto do aplicativo Duolingo começou a partir de uma pergunta de Luis para um dos seus estudantes: "Como fazer com que 100 milhões de pessoas traduzam a web para a todas as principais línguas de graça?". Para saber mais sobre a idéia do Duolingo, vale a pena assistir a palestra dele no TEDxCMU onde ele também conta a história do CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) criado no começo dos anos 2000 e do reCAPTCHA, criado em 2007, que usa a força da comunidade para ajudar a digitalizar livros.

Conversamos rapidamente com Luis von Ahn sobre a importância do Brasil para a Duolingo. Luis disse que "não só o número de usuários Brasileiros é o segundo maior da plataforma, mas o português é uma língua muito cobiçada pelos estrangeiros - principalmente os que planejam vir para a Copa do Mundo. Por isso, acho que esse lançamento será do interesse de muitos no Brasil."

Confira a página do curso de Élfico.

Incubadora Duolingo - Página do curso de Élfico

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários