Meio Bit » Arquivo » Indústria » Sempre dá para piorar: Apple e Intel estariam recrutando funcionários da BlackBerry

Sempre dá para piorar: Apple e Intel estariam recrutando funcionários da BlackBerry

Evento realizado pela Apple em setembro teria como objetivo recrutar talentos da BlackBerry, o que pode agravar ainda mais sua crise

10 anos atrás

appleinvite

Como diz o ditado, "nada está tão ruim que não possa piorar". A BlackBerry está numa situação catastrófica, muito por culpa dela mesmo em não se atualizar e permitir o mercado de smartphones ser lentamente dilapidado por Apple, Google e Microsoft. Seguindo a historinha do "sapo fervido" (que é um mito, diga-se de passagem), a ex-RIM dizia para si mesma que era referência no mercado corporativo e não viu a água começando a borbulhar.

Como era de se esperar, a previsão é que 4.500 empregos sejam cortados, cerca de 40% de seu pessoal (até porque mesmo na crise, os executivos precisam de jatos novos). Mas se depender da Apple (o principal agente externo responsável por sua derrocada) e Intel ela perderá mais do que isso, pois segundo informes ambas estariam executando planos para recrutar os talentos da empresa, muito provavelmente os que não serão cortados.

No dia 26 de setembro último, uma semana após o anúncio do plano de demissões a Apple convidou empregados da BlackBerry para um evento de recrutamento no centro de conferências do Cambridge Hotel de Ontario, a apenas 15 minutos do QG canadense da concorrente em Waterloo. O convite foi enviado via LinkedIn a empregados principalmente da área de serviços e engenharia, o que deixa claro a intenção de Cupertino em ferrar ainda mais a BlackBerry, tentando conquistar funcionários de cargos sensíveis para si. A Apple estaria tão obstinada em conquistar o pessoal que facilitaria o processo de migração para o Estados Unidos, para poder realocá-los em Cupertino.

Já a Intel realizou nos dias 28 e 29 de setembro um evento similar também próximo dos escritórios da ex-RIM, e também teria convidado funcionários da empresa para comparecer. Como se não bastasse a Square Inc., a empresa de pagamentos que tem entre seus fundadores Jack Dorsey, um dos pais do Twitter estaria prestes a estabelecer um escritório em Waterloo.

Apple e BlackBerry não comentaram o assunto mas um porta-voz da Intel declarou que o evento realizado no Canadá foi focado para buscar engenheiros, dando a entender que a intenção foi deliberada. Querendo ou não, por mais triste que seja a ex-Rim procurou por isso, e se os funcionários tiverem melhores chances na concorrência, só lamento.

Fonte: FP.

relacionados


Comentários