Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Bancos norte-americanos vão pagar a conta em caso de invasão após fim do suporte ao Windows XP

Bancos norte-americanos vão pagar a conta em caso de invasão após fim do suporte ao Windows XP

Suporte ao Windows XP encerrar-se-á em abril de 2014; instituições bancárias norte-americanas “assumirão o risco” se caixas eletrônicos não forem atualizados!

10 anos atrás

windows-xp-bsod-caixa-eletronico

Há um certo mantra em ambientes corporativos (mais precisamente, do setor executivo para cima) que o departamento de TI só serve para dar despesas. Eu mesmo já ouvi essa conversa mole mais de uma vez. Isso não é muito diferente no sistema bancário, o setor que lida com a grana de todo mundo. Para se ter uma ideia, até 2008 os caixas eletrônicos do Banco do Brasil rodavam exclusivamente o OS/2, sendo que o suporte da IBM foi encerrado em 2001. Se bem que aqui vale o argumento de que se trata de uma estatal, e todo mundo sabe como elas funcionam. Levou tempo até decidirem migrar para Linux.

A maioria dos bancos privados ainda utiliza o Windows XP, sendo que ele foi o escolhido justamente após o fim do suporte ao OS/2. Nos Estados Unidos cerca de 75% das instituições possuem o sistema instalado em seus caixas eletrônicos. O problema é que a Microsoft vai encerrar o suporte ao sistema no dia 08 de abril de 2014, o que dá às instituições cerca de seis meses para atualizarem seus sistemas ao menos para o Windows 7 e continuarem de acordo com as normas de segurança do Conselho da PCI (Payment Card Industry), o órgão regulador de cartões de crédito.

O FFIEC, o Conselho Federal responsável por definir os padrões das instituições financeiras deu o ultimato: elas tem até a data limite para atualizarem seus sistemas; caso contrário irão “assumir o risco”, o que pode se reverter em multas pesadas em caso de roubo de dados de cartões de crédito.

Os motivos que levam a esse acomodamento dos bancos são os mesmos: estabilidade, compatibilidade e principalmente, orçamento. Porém entre gastar uma fábula atualizando os sistemas ou pagando multas por conta de uma invasão por negligência, seria mais sensato a primeira opção. É bem provável que bancos menores não se adequem a tempo, principalmente após todos eles terem sido obrigados a se adequarem à ADA (American Disabilities Act), lei referente a facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência: a instalação do guia de voz exigido foi uma tremenda despesa e fatalmente usarão isso como desculpa, não que adiante muita coisa. Já aqui, eu não poria muita fé que os bancos vão trocar o XP pelo Windows 7 ou mesmo Linux tão cedo.

relacionados


Comentários