Meio Bit » Arquivo » Internet » Apple lança OS X Mavericks e atualiza iWork e iLife, tudo de graça!

Apple lança OS X Mavericks e atualiza iWork e iLife, tudo de graça!

Apple lança nova versão de seu sistema operacional e atualizações das suites iWork e iLife, OS X 10.9 Mavericks sai de graça para todos os usuários

10 anos atrás

os-x-mavericks-ibooks

Durante o keynote da Apple realizado hoje, boa parte das atenções se voltaram para os softwares, principalmente a atualização de seu sistema operacional OS X para a versão 10.9 Mavericks anunciada durante a WWDC em junho, além de atualizações interessantes nas suites iWork e iLife.

Tim Cook começou o evento como sempre: números e mais números: maior lançamento do iPhone da história, 9 milhões de unidades em um fim de semana, novas lojas a caminho, etc etc... 1 milhão de apps na App Store, 60 bilhões de downloads cumulativos, US$ 13 bilhões pagos a desenvolvedores, 20 milhões de ouvintes e um bilhão de músicas tocadas na iTunes Radio só nos Estados Unidos, nada mal para algo que ninguém botava fé devido inúmeros concorrentes no mercado.

Depois disso, o assunto foi software, precisamente o OSX 10.9 Mavericks. Como a Apple já havia prometido que o software seria mais rápido e leve do que nunca, coube ao VP de Mac Craig Federighi melhorar o hardware da base instalada. Como ele mesmo disse, "pensamos ir de porta em porta com componentes, mas somos caras de software e um tanto tímidos, então decidimos fazê-lo via código".

os-x-mavericks

Dito isso, o Mavericks contará com melhor gerenciamento de recursos do sistema. Não somente consumirá menos energia como o novo recurso chamado compressão de memória fará melhor uso da RAM, comprimindo-a a liberando o necessário quando o hardware exigir. Com isso o gerenciamento de gráficos, principalmente em Macbooks com GPU integrada será melhor administrado, além do suporte a gráficos OpenCL incluído.

Além disso há diversas melhorias pontuais como links compartilhados no Safari (cuja versão para Windows mó-rreu; não é atualizada há um ano e não rodou o streaming do keynote), notificações melhoradas com respostas embutidas, Finder com abas e tags, além dos apps iBooks e Mapas atualizados. Federighi exibiu a facilidade de utilização dos apps ao copiar uma quote do e-book e a colar no Pages, sem nenhuma complicação.

ibooks-pages-copy-paste

Mas o melhor veio depois, ao anunciar o preço da atualização: mesmo que a última versão já tenha sido relativamente barata a US$ 20, a Apple chutou o balde e disponibilizou o update de graça. Isso mesmo: zero, nothing. E mais: alfinetando a Microsoft até o fim dos tempos, todos os usuários desde o 10.6 Snow Leopard até o 10.8 Mountain Lion poderão atualizar, sem custos. E sim, a atualização já está disponível.

Mavericks na faixa (Crédito: The Verge)

Entre um Mac Pro aqui e uns Macbooks ali, Eddy Cue subiu ao palco para falar de apps, mais precisamente as duas suites iLife e Work. Falando sobre a primeira, os apps iPhoto, iMovie e Garage Band ganharam um belo tapa no visual, sendo otimizados tanto para o Mavericks quanto para o iOS 7. Dando uma pincelada por cima, o iPhoto do iOS agora conta com o recurso de álbum, algo que só estava disponível para sua contraparte do Mac. Da mesma forma efeitos avançados do iMovie antes só disponíveis no desktop agora se encontram também nas versões de iPhone e iPad. A versão de Mac porém conta com um diferencial: o iMovie Theater, que permite assistir seus vídeos e trailers facilmente, tudo sincronizado via iCloud.

iwork-iphoto

Já o GarageBand pode agora controlar 16 ou 32 faixas simultaneamente dependendo da arquitetura do sistema operacional. A novidade fica por conta do recurso drummer, que como o nome diz adiciona um padrão de bateria que pode ser facilmente ajustado de acordo com seu gosto. Cada padrão e estilo é tratado como um baterista diferente, dando mais personalidade ao feature e refletindo a realidade, já que os sons foram captados de bateristas reais. Preço? Novamente de graça, mas apenas para aparelhos ativados após 1º de setembro outubro.

iwork-pages

Por fim chegou a vez do iWork, a suite de escritório que mesmo não sendo um Office ainda é bem respeitada como um todo. Além da mudança de visual os apps foram praticamente reescritos do zero, e com uma funcionalidade que vai despertar o ódio de Steve Ballmer: a integração entre iOS e Mac é total, sem depender de assinaturas como o Office 365. Tudo é sincronizado via iCloud, o que você faz no iPad estará disponível no Mac e no iPhone. Além disso a Apple adicionou o recurso de colaboração, algo que já existia no Google Docs, onde usuários poderão compartilhar seus documentos entre Mac, iOS e Safari, levando Eddy Cue a dizer que "até quem está preso num PC terá acesso", ainda que através da versão capenga de seu browser. E para terminar de girar a faca na Microsoft, novamente o update é gratuito para aparelhos novos.

A situação de donos de dispositivos antigos ainda não foi esclarecida e pode mudar, não duvido que seja cobrada uma taxa pequena pela atualização. Já o Mavericks de graça para todo mundo é algo que surpreende, ainda mais considerando que possui hardware mais antigo. Se a intenção de Cupertino era deixar Redmond com raiva, conseguiram.

Leia também:

relacionados


Comentários