Meio Bit » Arquivo » Hardware » E agora, a Dilma vai cobrar explicações do Putin?

E agora, a Dilma vai cobrar explicações do Putin?

Essa seria pra chorar se não estivesse todo mundo rindo. Em meio a um rebu mundial por causa de espionagem, dois jornais italianos revelam que a Rússia tentou espionar os líderes mundiais durante o último encontro do G20. O melhor foi o método, o oposto da abordagem high-tech da NSA, mas talvez até mais eficiente…

10 anos atrás

virusjapones

Depois que o nerd fofoqueiro Edward Snowden deu com a língua nos dentes, um monte de países tiveram que fazer seu teatrinho, fingindo indignação e surpresa com o fato de nações espionarem umas às outras, mas a reação mais divertida tem sido da mídia, que acredita sinceramente que o próprio conceito de espionagem foi inventado por Barack Obama em 2008. Os mais alinhados com a administração atual dizem que espionagem na verdade foi criada por George W. Bush.

Na prática o buraco é mais embaixo. Há referências a espionagem com todas as letras na Bíblia, e desculpe, Viúva Negra, mas Raabe te antecipou em alguns milhares de anos. E não, espionagem não é só entre grandes potências. Vejam o resultado de uma busca rápida:

Entre todos os grandes players do mundo da espionagem, tirando o Vaticano (sério) os campeões incontestáveis são os russos. Mesmo a CIA reconhecia a expertise dos inimigos, que durante alguns anos chegaram a comandar o MI-6, a agência do Serviço Secreto Inglês onde James Bond trabalhava. Sim, isso que você leu: o Diretor do MI-6 era um agente da KGB. Eles eram especialistas em operações com agentes infiltrados, dissidentes, e não tinham problemas em subornar, seduzir e, em último caso, chantagear em troca de informação. Também eram excelentes em assassinatos, embora sejam bem menos comuns do que Hollywood pensa.

Mesmo assim, eram geniais. Um dissidente foi morto quando um agente da KGB passou por perto do cara em Londres e “sem-querer” o espetou com o guarda-chuva. Uma seringa pressurizada injetou uma cápsula com veneno, e poucas horas depois o sujeito estava morto e o agente fora do país.

Mesmo com o fim da União Soviética a Rússia continua com sua estrutura de Inteligência. A sucessora da KGB, a FSB, tem entre 200 e 300 mil funcionários, e faz de tudo, inclusive intimidação de jornalistas, para que fiquem nervosos e saiam do país. Em alguns casos eles invadiam a residência do sujeito e trocavam itens por objetos semelhantes. Em outra ocasião chegaram a enviar dildos para a esposa de um jornalista. Outro caso bem conhecido é o de Alexander Litvinenko ex-agente da FSB que denunciou o assassinato de um líder mafioso, fugiu pra Londres e foi morto por… envenenamento radioativo.

Dito isso, está estabelecido que assim como com Deus, com os russos não se brinca. Todo mundo sabe disso, mas vá explicar para líderes mundiais, com egos nas alturas e se achando donos do mundo.

putin

É com essa arrogância quase institucional que os russos contavam durante o encontro do G20 em Setembro. Resolveram que iriam matar 19 coelhos com uma pendrivada só, e contando que ninguém estranharia a generosidade, distribuíram para os presidentes, primeiros-ministros e similares presentes kits com pendrives e baterias externas, coisa que todo mundo dá de brinde, não há nada suspeito, certo?

Os camaradas encheram os pendrives e baterias de spyware, contando que os líderes chegariam em casa ou no escritório, espetariam em seus computadores os pendrives, e teriam seus computadores recrutados para trabalhar em prol da causa comunista soviética proletária russa.

O plano teria dado certo se não fossem aqueles garotos intrometidos, aquele cachorro idiota e um sujeito chamado Herman Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu, que mesmo sendo Belga ouviu histórias o bastante pra saber que não deve confiar nos russos. Entregou os equipamentos para especialistas em segurança do Serviço Secreto Alemão, que como todos sabem amam de coração a Rússia.

Não deu outra: tudo contaminado. E não só os do diplomata belga.

A situação está na base do disse-me-disse. Putin diz que os jornais italianos estão mentindo, Herman não fala nada pois diplomacia é assim mesmo, Lula não sabe de nada, Obama ri e quanto a Edward Snowden, para evitar que dê com a língua nos dentes, traindo seus anfitriões russos, teve um destino pior que a morte, que faria mesmo os mais calejados agentes da KGB terem pena por um momento. Agora Snowden está trabalhando como Técnico de Suporte de Informática.

Fonte: CDS.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários