Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon DF é oficial

Nikon DF é oficial

E agora a Nikon DF é oficial. Sensor full frame e design retro para fazer qualquer fotógrafo feliz. Infelizmente, mesmo com o preço elevado, a câmera não faz vídeo. Mas, acho que os interessados por ela não vão sentir falta.

10 anos atrás

Bem, não há nenhuma surpresa nisso. A Nikon oficializou a existência de sua câmera Full Frame com design retro e coloca no mercado não apenas um equipamento fotográfico, mas um objeto de desejo. Como já anunciado em dezenas de blogs, a Nikon DF chega com um sensor Full Frame de 16 megapixels de resolução máxima que, para quem não sabe, é o mesmo que se encontra na Nikon D4, o equipamento profissional da empresa. O corpo é formado por um resistente esqueleto de magnésio e é selado em diversos pontos, garantindo assim a proteção adequada contra fatores ambientais. O visor é 100% ótico (muita gente anunciou que seria híbrido) e a câmera possui 39 pontos de autofocus, sendo que 9 são em forma de cruz. A câmera também possui um LCD de 302 polegadas com 921 mil pontos, é compatível com cartões SDXC, pode fazer até 5,5 fotos por segundo no modo contínuo e apresenta compatibilidade com todas as objetivas com baioneta F da Nikon.

Vejo muita gente criticando a decisão da Nikon de lançar uma câmera com design voltado para o passado. Eu já acho que essa é a grande sacada da empresa. Como já disse, o intuito não é vender uma câmera e sim um conceito, uma ideia. A glamourização do passado existe em todas as linhas de produção. Afinal, sempre temos um lado saudosista. Na fotografia isso se expressa justamente nas câmeras da década de 50 e 60, um período onde a fotografia passava por um momento mágico. O fato de câmeras com design retro fazerem tanto sucesso é a prova de que o sentimento saudosista existe entre os fotógrafos. Eu mesmo estou tentado a comprar uma. Ser diferente no meio da multidão.

Para finalizar, e provar que o slogan do lançamento é verdadeiro (Pure Photography) é verdadeiro, a Nikon DF não faz vídeos. Ou seja meninos, apenas fotografia. Quem se animou pode comprar a câmera, disponível nas cores prata e preto, por US$ 2.750,00, somente o corpo, ou investir uns trocados a mais, US$ 3.000,00, para levar junto a nova AFS Nikkor 50mm F1.8G.

Mostrando que não está para brincadeiras, a Nikon postou em sua página 7 imagens feitas com a nova câmera e, indo contra o que é normal em divulgação de imagens, algumas estão com ISO bem elevado. Vale a pena dar uma conferida.

Nikon_DF

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários