Meio Bit » Arquivo » Hardware » arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, rodando no Raspberry Pi

arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, rodando no Raspberry Pi

Email, chat, compartilhamento de arquivos, websites… ele permite rodar todos os serviços essenciais em um servidor privado e seguro, direto da sua casa.

10 anos atrás

arkOS

Jacob Cook está desenvolvendo um sistema operacional que pode ser utilizado para substituir todos os serviços que o Google, ou qualquer outra empresa operando na nuvem, oferece.

Email, chat, compartilhamento de arquivos, websites... Batizado de arkOS, ele permite rodar todos os serviços essenciais em um servidor privado e seguro, direto da sua casa.

Nas palavras de Cook:

O Google oferece um serviço ótimo e já fez muito pela internet. O problema é confiar em serviços que só continuarão a existir enquanto forem lucrativos o suficiente, como o Google Reader.

O arkOS é um servidor baseado em Linux que roda no Raspberry Pi, mas que futuramente poderá rodar em outras plataformas, até mesmo em desktops.

No arkOS roda o aplicativo de código aberto Genesis, desenvolvido por Cook, que disponibiliza uma interface gráfica para controlar os diferentes serviços rodando no seu servidor.

Os arquivos estão disponíveis no GitHub, onde você também pode baixar os arquivos do arkOS e instalá-los você mesmo. O projeto ainda está na fase alfa, não devendo ser utilizado em ambiente de produção.

Cook é um universitário de 23 anos e começou uma campanha de financiamento coletivo para levantar o dinheiro necessário para tocar o projeto em tempo integral. Ele espera arrecadar 45 mil dólares nos próximos 23 dias, já tendo arrecadado mais de 10 mil de 190 investidores.

Ele também criou uma empresa, a CitizenWeb Project, para ser a organização responsável pelo projeto.

Além do problema de não se poder confiar na continuidade dos serviços oferecidos pelo Google, as revelações sobre a NSA ser capaz de meter o nariz em tudo que se faz online ajudaram na decisão de criar o arkOS.

Cook ainda diz:

A ideia de que a NSA e suas equivalentes mundo afora podem ter acesso a praticamente quaisquer dados hospedados na nuvem faz você pensar, a quem você vai confiar seus dados? Se cada um hospedar seus próprios dados esse trabalho se torna muito mais difícil. Se você adicionar criptografia e medidas de segurança adicionais, essa espionagem se torna praticamente impossível.

O sistema promete ser simples o suficiente para que possa ser utilizado por qualquer um capaz de utilizar os serviços existentes hoje na internet, além de disponibilizar maneiras de conexão a internet para quem não quer registrar um domínio.

Fonte: VB

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários