Meio Bit » Internet » Gmail passa a permitir salvar os anexos diretamente no Google Drive

Gmail passa a permitir salvar os anexos diretamente no Google Drive

Google permitirá que usuários salvem anexos do Gmail diretamente no Google Drive. Sistema de visualização de arquivos também foi totalmente reformulado.

10 anos atrás

gmail_salvar_anexos_google_drive

Quando o Google Drive foi lançado, em abril de 2012, boa parte dos usuários do Gmail ficou se perguntando o porquê de o Google não ter integrado ambos os serviços, permitindo que anexos recebidos através do Gmail fossem salvos diretamente no Drive. Em maio deste ano, quando o Google anunciou a unificação do armazenamento dos dois serviços, os usuários ficaram ainda mais intrigados com a falta da possibilidade, fazendo com que muitos optassem por utilizar extensões de terceiros que funcionavam como “gambiarras” e supriam a deficiência existente na integração dos serviços. Mas, mais uma vez, parece que o Google resolveu ouvir o feedback de seus usuários.

Na tarde desta terça-feira, a gigante das buscas anunciou o aperfeiçoamento da integração do Gmail com o Google Drive. A partir de agora, os usuários passarão a conta com uma nova opção para salvar todos os arquivos recebidos por e-mail diretamente no Google Drive. Com o lançamento, a primeira mudança que os usuários notarão é puramente visual. Diferente da listagem de arquivos exibida anteriormente, que mostrava o nome do arquivo e o seu tamanho, seguido das opções “Visualizar” e “Baixar”, agora, o Gmail exibe a miniatura de todos os anexos (quando possível) divididos em várias colunas.

Ao passar o mouse sobre qualquer arquivo, o usuário visualizará as opções “Fazer o download” e “Salvar no Google Drive”. Ao clicar na segunda opção, o arquivo será salvo automaticamente na “raiz” do Drive, mas o usuário terá uma opção, na própria janela, para mover o arquivo para a pasta desejada. Além disso, ao passar o mouse, o usuário poderá verificar o nome completo do arquivo e o seu tamanho, informações que já eram exibidas anteriormente.

Quando muitos arquivos forem recebidos em uma só mensagem, o Gmail continuará dando a opção de o usuário fazer o download de todos eles de uma só vez (em um arquivo compactado) ou, ainda, salvar todos os anexos no Google Drive de uma só vez. Quando imagens forem recebidas, o sistema continuará dando a opção de o usuário compartilhar diretamente com o Google+.

gmail_novo_preview

Uma outra novidade é que, agora, ao clicar em qualquer um dos arquivos, o Gmail passará a exibir um “preview” no melhor estilo Google Drive de ser. Assim como no serviço de armazenamento, os arquivos serão carregados sobre a mensagem e o usuário poderá visualizá-los sem a necessidade de realizarem o download ou salvamento (no Drive). Caso o usuário não goste do novo modo de visualização, terá que utilizar o famoso "Ctrl + clique" para poder abrir o arquivo em uma nova guia do navegador.

Infelizmente, com o novo formato de visualização, a antiga opção que permitia carregar todas as imagens em uma nova guia simplesmente desapareceu. Contudo, ao clicar para visualizar uma delas, o usuário poderá utilizar as setas direcionais do teclado para navegar pela “galeria” exibida pelo Gmail. Acredito que a remoção de tal opção não agradará muito, principalmente quem recebe muitas imagens.

Particularmente, gostei muito da novidade. A integração do Gmail com o Google Drive era algo muito esperado pelos usuários (e por mim) que não gostavam de utilizar soluções de terceiros para resolver o problema. Contudo, prevejo que muitos usuários salvarão seus arquivos no Drive e deixarão as mensagens originais no Gmail, o que acabará consumindo espaço em dobro dos 15 GB oferecidos gratuitamente pelo Google.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários