Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung teria iniciado produção em massa de displays 4K para smartphones

Samsung teria iniciado produção em massa de displays 4K para smartphones

Meta da empresa coreana é oferecer dispositivos com resolução 4K em 2015; Galaxy S5 pode contar com tela intermediária de 2560 x 1440 pixels

10 anos atrás

Telas curvas? Para a Samsung o futuro é 4K no smartphone

A Samsung e a LG estão disputando uma verdadeira guerra no que tange a novas tecnologias para displays. Ambas fizeram de 2013 o ano das telas curvas, focando tanto em TVs quanto nos dispositivos móveis como o G Flex e o Galaxy Round. Isso sem contar outras picuinhas envolvendo até a polícia.

No campo dos smartphones, é essencial que o display permaneça fino independente de seu tamanho, fator esse que deu vantagem à Samsung com sua tecnologia Super AMOLED. A LG teve que se virar com o IPS, que não é tão fino por conta do backlight. Isso levou a empresa a uma corrida para aperfeiçoar ao máximo o formato, chegando a displays Full HD de 5,2 com 2,2 mm de espessura. Mas isso não foi o bastante, e a LG chutou o pau barraca com uma tela de 5,5" com 1,2 mm de espessura e assustadora resolução WQHD de 2560 x 1440 pixels, totalizando 538 ppi.

Claro que a Samsung não deixaria barato. No início do mês vazaram informações de que a empresa pretende introduzir smartphones com displays 4K já em 2015 (junto com as tais telas dobráveis), mas ao que tudo indica os planos estão de tal forma adiantados que a Sammy já estaria produzindo as telas em massa. Entretanto a Samsung não vai queimar a largada: para a empresa 2014 seria o ano da introdução das telas com a mesma resolução dos displays apresentados pela LG, e ao que tudo indica o Galaxy S5 pode ser o primeiro com uma tela Super AMOLED com resolução de 2560 x 1440, o que totalizaria cerca de 560 ppi caso as dimensões não sejam alteradas.

plano-displays-samsung

A questão que fica é: para que tudo isso? Uma câmera potente num smartphone como o Lumia 1520 é um esculacho compreensível, mas um smartphone com resolução 4K, além de um exagero seria desnecessário. Depois de certa distância os pixels não são mais identificáveis. A tela do S4 é uma coisa linda de se ver, mas um S5 com um display 4K ou mesmo WQHD não adicionaria uma vantagem significativa. E pior, um smartphone com display 4K a princípio custaria muito caro.

Caso a informação se confirme, é provável que 2014 seja o ano das super resoluções: se o S5 sair com uma tela com tal qualidade, os fabricantes que consomem a tecnologia Super AMOLED da Samsung também vão querer entrar na festa, e isso pode ser ruim para os bolsos de todos.

Fonte: Übergizmo.

relacionados


Comentários