Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Smart TVs da LG estão coletando dados dos usuários, mesmo que você não queira

Smart TVs da LG estão coletando dados dos usuários, mesmo que você não queira

Envio de informações sobre canais e arquivos em HDs externos são enviados mesmo com opção desligada; LG diz que vai investigar

10 anos atrás

smart-tv-lg-girls-generation

Ao que tudo indica a LG está sedenta em saber o que os seus consumidores consomem em seus televisores. A fome é tanta que ela está determinada a coletar informações de tudo que você assiste em sua Smart TV, quer você queira ou não.

Um blogueiro do Reino Unido chamado Doctor Beef Beet relata que estranhou a presença de alguns anúncios na dashboard de sua TV, e resolveu como quem não quer nada rodar uma análise de tráfego.

Anúncios na dashboard da Smart TV

Os checar os logs de seu roteador o usuário percebeu que a TV estava enviando informações de tudo o que era visto, cada vez que ele mudasse de canal. Para agravar ainda mais a situação, a LG coleta inclusive informações contidas num HD externo.

Uma pesquisa rápida levou a esse vídeo corporativo, onde a LG detalha que coleta “dados de programas favoritos, palavras-chave nos motores de busca, comportamento online e outras informações” de modo a retornar ads relevantes. Algo que o Google faz conosco o tempo todo mas deixamos passar porque esse é seu modelo de negócios; já a LG não deixou claro que realizava esse tipo de data mining.

Curiosamente existe uma opção em algumas TVs que desliga o recurso de coleta de dados (não são todos os modelos que a possuem, BTW):

smart-tv-lg-data-analysis-001

Doctor Beef resolveu fazer um teste, desligou a função e voltou a observar os logs. Mesmo com a opção desativada a TV continua a enviar as informações, contra a vontade do usuário. Para fechar com chave de ouro ele criou um arquivo falso no HD externo chamado “Midget_Porn_2013.avi”, espetou na TV e observou. Não deu outra, o nome do arquivo foi enviado (clique para ampliar).

smart-tv-lg-data-analysis-002

Há quem questione a utilização de Smart TVs em detrimento de modelos normais e as fabricantes sabem disso: além do preço das primeiras virem caindo nos últimos tempos, os modelos “pelados” são intencionalmente mais feios e mal acabados.

O usuário remeteu uma reclamação à LG e recebeu uma resposta meio atravessada dizendo basicamente que como ele aceitou os Termos e Condições da TV, ele teria que se entender com a loja em que comprou o aparelho. Ela só baixou a crista quando o Engadget procurou a empresa, dando uma de João-sem-braço dizendo que vai investigar e que “leva essas denúncias muito a sério”. Sei…

Como Doctor Beet não admite a coleta, ele mesmo bloqueou os domínios em seu roteador. Segue a lista para quem tem um Smart LG e desconfia que ela esteja fazendo mais do que devia:

  • ad.lgappstv.com
  • yumenetworks.com
  • smartclip.net
  • smartclip.com
  • llnwd.net
  • smartshare.lgtvsdp.com
  • ibis.lgappstv.com

·  
Fonte: Doctor Beet.

relacionados


Comentários