Meio Bit » Arquivo » Mobile » API do Google Glass foi liberada para todos os desenvolvedores

API do Google Glass foi liberada para todos os desenvolvedores

Google remove restrição e API do Google Glass Mirror agora está disponível para todos os desenvolvedores. Será que isso será suficiente para incentivar a criação de aplicativos para o gadget? Leia mais.

10 anos atrás

glasses04

É isso mesmo, desenvolvedor curioso, agora vai! As etapas adotadas pelo Google em relação ao Google Glass foram cautelosas, morosas e cheias de mistério. Primeiro apresentando um produto pra lá de estranho (um computador/óculos?), depois explicando suas possíveis funções, depois dando uma pincelada em sua documentação e agora, finalmente, a empresa liberou a API para todos.

Desde o primeiro protótipo até hoje, passaram-se mais de dois anos. Tudo bem, a versão nomeada "Explorer Edition" foi disponibilizada para os testers somente na Google I/O deste ano.

De qualquer forma, se você já estudou bastante a documentação técnica, as dicas para os iniciantes, conceitos de cards e timeline, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Screen_shot_2012-04-04_at_11.01.00_AM_620x349

Abraham Williams, evangelizador de ferramentas do Google, deu a boa notícia em seu perfil do Google+:

"Estamos retirando a restrição da lista de usuários registrados da API Mirror. Todo mundo pode agora habilitá-la" - diz o aviso em uma das threads de discussão dos programadores.

Aliás, uma das partes mais legais desta interface é que você pode escolher, dentre diversas linguagens diferentes, qual você se sente mais confortável para trabalhar. Na página do Quickstart da API, você é apresentado às seguintes opções: Go, Java, .NET, PHP, Python e Ruby.

Seria essa a atitude que faltava para que possamos ver uma corrida na criação de softwares e Glasswares, como são chamados os web services que enviam e recebem conteúdo do/para o Glass? No meu ponto de vista, acredito que ainda falta baixar o preço do produto. Segundo números oficiais, depois de se inscrever em uma fila, é necessário esperar bastante e, caso haja uma vaga, investir US$ 1.500 (aproximadamente R$ 3.500,00) para comprar um brinquedinho. Isso, convenhamos, ainda pode afastar os desenvolvedores independentes.

glass_invitaded

Nós já fizemos um review do Google Glass, que você pode ler aqui. Mas, e na sua opinião? Acha que o gadget vai ganhar mercado ou será um fiasco?

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários