Meio Bit » Internet » Extensão leva comando de pesquisa por voz "Ok Google" ao Google Chrome

Extensão leva comando de pesquisa por voz "Ok Google" ao Google Chrome

Nova extensão para o Google Chrome permitirá que os usuários realizem pesquisas apenas dizendo “Ok Google” sem a necessidade de utilizarem as mãos.

7 anos atrás

google_chrome_ok_google

Uma coisa facilmente notada pelas pessoas que utilizam muito os serviços do Google é o empenho da empresa em inovar e aperfeiçoar o reconhecimento de voz para a execução de tarefas sem que os usuários tenham que utilizar as mãos para fazer pesquisas ou adicionar lembretes, por exemplo.

Este benefício já estava disponível aos usuários de dispositivos móveis com Android (alguns modelos) e iOS, além do Chrome OS. Só que agora o Google resolveu levar a melhor experiência aos usuários de desktops que utilizam o Google Chrome.

Ontem, terça-feira, a gigante das buscas lançou a extensão Google Voice Search Hotword. Uma vez instalada no Google Chrome, sempre que o usuário falar “Ok Google” seguido de algum termo ou comando, a extensão executará imediatamente a ordem dada pelo usuário. Para queles que morrem de medo de o Google ficar ouvindo tudo o que se fala, nas configurações da extensão, há a opção “Stop listening for ‘Ok Google’ after 5 minutes”. De acordo com o Google, ela serve para ajudar a economizar bateria em notebooks, mas, certamente, também será usada por quem não quer ser “monitorado” o tempo todo.

De acordo com o Google, mesmo com o navegador “escutando” o que o usuário fala, os termos somente são enviados aos servidores da empresa quando o usuário estiver na página do buscador e após “Ok Google” ser falado. Ainda de acordo com a empresa, o processamento dos comandos (para identificar o comando) é feito localmente no dispositivo do usuário e, somente então, enviado ao Google.

Infelizmente, como não é nenhuma novidade, o serviço está disponível, inicialmente, somente em inglês dos Estados Unidos.

relacionados


Comentários