Meio Bit » Arquivo » Internet » Estado de São Paulo adota Google Apps para 4,3 milhões de alunos e professores

Estado de São Paulo adota Google Apps para 4,3 milhões de alunos e professores

Parceria inédita no Brasil entre Google e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferecerá, a mais de 4 milhões de alunos e 300 mil professores, acesso ao Google Apps for Education gratuitamente.

10 anos atrás

google_apps_for_education

Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos e em outros países, nos quais o pacote de serviços online Google Apps é amplamente utilizado por empresas e instituições de ensino, no Brasil, o serviço é muito conhecido pelos usuários e empresas, mas não é adotado em larga escala por instituições de ensino, sejam federais, estaduais ou municipais. Mas este cenário está começando a mudar.

Nesta quarta-feira, o Google Brasil e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinaram um acordo de cooperação através do qual a gigante das buscas oferecerá, a mais de quatro milhões de alunos e 300 mil professores, alocados em mais de cinco mil estabelecimentos de ensino da rede estadual, acesso ao Google Apps for Education de forma totalmente gratuita. De acordo com o Google, esta é a primeira vez no mundo em que a empresa oferecerá esta solução para um grupo tão grande de usuários.

Além do fornecimento da solução, que engloba uma conta de e-mail de 25 GB, além do acesso ao Google Drive, Hangouts e outros serviços, o Google se comprometeu a treinar, através da Escola de Formação de Professores, todos os profissionais da área também de forma gratuita. A empresa acredita que, em menos de um ano, todos os professores da rede estadual de educação estarão treinados e aptos a tirarem o máximo proveito dos recursos oferecidos pelo Google Apps.

Curiosamente, em outubro passado, a mesma secretaria estadual fechou um acordo com a Microsoft que garantiu a oferta, a cada um dos milhões de estudantes da rede, o acesso a cinco licenças do pacote Office, que poderão ser instalados em suas casas ou em suas próprias localidades. Como o acesso à Internet não é uma maravilha no nosso querido país, talvez a secretaria dê preferência ao Office em detrimento do Google Drive, uma vez que o primeiro não precisa de conexão para funcionar.

Particularmente, acho esta iniciativa como um belo exemplo que deve ser seguido por outros estados e municípios brasileiros. A internet e todas as suas ferramentas são fundamentais para a conexão, interação entre as pessoas aprendizado. Obviamente, nada mais importante do que colocar os nossos jovens (o futuro do país) em contato com o que há de melhor e mais moderno neste segmento.

Fonte: Google Brasil e SEESP.

relacionados


Comentários