Meio Bit » Arquivo » Software » Bank of America diz que Bitcoin pode ser uma excelente moeda para e-Commerce

Bank of America diz que Bitcoin pode ser uma excelente moeda para e-Commerce

Gigante do mercado financeiro indica em relatório que Bitcoins tem grande potencial para se tornar um dos principais meios de pagamento para o comércio online.

10 anos atrás

conclusoesBofA_CAPA

A Internet é uma coisa maluca né? Podemos encontrar desde adoração a gatos, cultura nerd, incríveis vídeos russos, muito pr0n, cebolas ocultas e até como fazer mineração de uma moeda digital que pode sair dos computadores e virar dinheiro de verdade.

Se você nunca ouviu falar de Bitcoins, recomendo a leitura deste post de 2011, feito pelo amigo Ghedin. Para se ter uma ideia de como a moeda cresceu desde 2009, ano de sua concepção, até hoje, tem gente ganhando tanto dinheiro com isso, que Bitcoins já são aceitas para pagamento de viagens espaciais. Por causa de seu algorítimo, o sistema funciona de forma a nunca exceder 21 milhões de Bitcoins, sendo que 12 milhões já foram mineradas.

É, mas tem muita gente desconfiada em relação a isso. Trata-se de uma moeda sem regulamentação nenhuma, de troca P2P e ainda muito sujeita a especulações. Basta acompanhar a compra e venda por um curto período de tempo para perceber que trata-se de um mercado muito instável.

Ainda assim, o seu crescimento é notável e cada vez mais empresas passam a tomar o conceito como algo válido. E para o desespero dos mais céticos, o Bank of America publicou um relatório indicando que Bitcoins podem se tornar sim "um dos principais meios de pagamento para o comércio online", com enorme potencial para emergir como "um sério concorrente aos serviços tradicionais de transferência de valores".

conclusoesBofA

O banco também acredita que Bitcoins podem perder a sua fama de moeda utilizada por traficantes de drogas e outros personagens nefastos, já que suas operações são de conhecimento público. Sim, sabemos que existem meios turvos de se ocultar a identidade real da pessoa, o que torna difícil a tarefa de rastrear quem está fazendo a compra e a venda, mas ainda assim a instituição financeira tem motivos para acreditar que o uso da moeda será diferente no futuro.

Ainda segundo o relatório, a instituição indica que não há uma bolha, e que a previsão da capitalização máxima de mercado seja algo em torno de US$ 1.300. Eles chegaram neste número com base em sua posição de controle tanto para comércio eletrônico quanto para transferência de dinheiro. A reputação do Bitcoin hoje estaria próxima à de commodities como a prata.

Screen-Shot-2013-12-05-at-1.52.20-PM

Aliás, o valor do Bitcoin já chegou bem perto de exceder esse limite teórico nos últimos meses, embora sua valorização nesta semana tenha caído bastante. Quando conferi, minutos antes da publicação desta nota, cada Bitcoin estava cotada a US$ 927, mas subindo.

E aí? Você já acha viável se arriscar neste tipo de mercado?

Fonte: Bank of America.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários