Meio Bit » Arquivo » Hardware » Incrível: ingênuos caíram no hoax do minerador de Bitcoins no Mac

Incrível: ingênuos caíram no hoax do minerador de Bitcoins no Mac

Difícil acreditar, mas pelo menos dois usuários caíram em hoax de comando que ativaria minerador de Bitcoins no Mac; adivinhe o que ele faz de verdade?

10 anos atrás

pica-pau-e-o-picaretaO tempo passa, o tempo voa e cada vez mais nos convencemos de que o espécime conhecido como "usuário" não tem salvação. Não que seja obrigação dele saber tudo relativo à informática, mas ao menos algum interesse ele deveria manifestar ao comprar um PC, um smartphone, um videogame ou entrar pela primeira vez na internet. Ou que tenha pelo menos um desconfiômetro.

Entretanto não é assim que funciona. Várias vezes já tive que explicar para pessoas que o Office não vem junto com o Windows na maior parte das vezes, que um drive de DVD não necessariamente grava os mesmos e que não dá para instalar apps de iOS no Android. O usuário não gosta de desculpas, pois pensa que a tecnologia é mágica e faz tudo o que ele pensa em fazer, quando na verdade ele executa o que você ordena e azar o seu se você mandou ela fazer coisa errada.

E é aí que os trolls sempre trabalharam, na ingenuidade do usuário. Vide o quanto de máquinas que são infectadas até hoje todos os dias com o e-mail com o executável com o vídeo da festa que você só ouviu falar agora, ou com o zip que traz as últimas fotos da Christina Hendricks nua pelada sem roupa junto com a Scarlett Johannson. E hoje não há um reduto maior desse tipo de engraçadinhos que o /b/, a thread mais antiga do 4Chan que existe apenas para chocar e tapear outros; eu só me lembro dela ter executado uma única boa ação, que foi nos fazer rir com a Boxxy.

Foi de lá que saiu a conversa de que o iOS 7 tornaria o iPhone à prova d'água, e não muito tempo depois que o Xbox One possuía um método secreto de ativar a retrocompatibilidade com games do 360. Obviamente que ambas pegadinhas inutilizam os gadgets e sem muita surpresa, muita gente caiu.

Obviamente que viriam com uma terceira e dessa usaram como desculpa os Bitcoins, a moeda fictícia que está batendo na casa dos mil dólares e deixando muita gente séria interessada em investir; e para adicionar um feature "cool" o alvo da vez são os Macs:

bitcoin-mac-hoax

Segundo a historinha, o Mac OS X traria embutida uma função que permitiria minerar Bitcoins do ar ou sabe-se lá de onde, e como um Mac é mais eficiente, potente, lindo e mágico que um PC a mineração seria mais eficiente, logo, mais dinheiro no bolso.

E é CLARO que eles ensinam o método, é só abrir o terminal e digitar:

sudo rm -rf /*

Qualquer um com mais de dois neurônios e cinco minutos de internet desconfiaria e um usuário Linux morreria de rir da tentativa, mas como a Apple faz de tudo para que o uso do terminal no Mac seja o mínimo possível, muitos nem procuram aprender qualquer coisa relativa à linha de comando. Isso aí simplesmente formata o computador e é o equivalente à qualquer hoax das antigas que sugeria deletar a pasta System32 do Windows.

Mas aí você pensa: algo assim é muito óbvio, ninguém cairia. Ah, é mesmo?

hoax-001hoax-002

Pelo menos dois caíram.

Às vezes eu me sensibilizo em alguns casos de pegadinhas, mas quando a história da carochinha é tão velha quanto o próprio conceito de informática não tem desculpa. Se o usuário não tem conhecimento do que o comando faz, ao menos deveria desconfiar da esmola e quinze segundos de Google resolveriam a parada. Paciência.

Fonte: Register.

relacionados


Comentários