Meio Bit » Arquivo » Games » Agora você pode jogar games antigos no Internet Archive

Agora você pode jogar games antigos no Internet Archive

Internet Archive abre o Console Living Room, uma biblioteca com inúmeros jogos de consoles dos anos 80, incluindo mais de 500 títulos do Atari 2600

10 anos atrás

river-raid-cover

Embora todos nós viciados nessa parada de joguinhos adoram0s ver os lançamentos e as possibilidades que cada nova geração de consoles proporciona, para jogadores com mais de 25 anos nas costas é sempre muito legal parar um pouco, tirar aquele velho videogame de 16 ou mesmo 8 bits do armário e relembrar clássicos de uma época em que as coisas eram mais simples; multiplayer era sinônimo de reunir a galera da escola no fim de semana em casa para se entupir de salgadinhos e Tubaína, você não precisava atualizar o jogo ou o console toda vez que queria se divertir e assoprar a fita resolvia todos os problemas.

Para quem passou dos trinta como eu, muito provavelmente a lembrança de videogames mais antiga é a do Atari 2600. Para essas pessoas o site Internet Archive, considerado a memória vida não só da rede como da tecnologia em geral lançou nesta semana o Console Living Room, uma ENORME coleção de jogos vintage acessíveis pelo navegador, completamente de graça.

O Atari 2600 é o console com o maior número de jogos disponibilizados, sendo mais de 500. Entre os títulos estão clássicos absolutos como Enduro, River Raid, Pitfall, Adventure, Frogger, Space Invaders e Pac-Man, e até mesmo o famigerado jogo adulto Custer's Revenge foi incluído. Em menor quantidade há jogos de outros quatro consoles, sendo eles ColecoVision, Magnavox Odyssey² (lançado aqui pela Philips como Odyssey já que o primeiro console da história, aquele desenvolvido por Ralph Baer nunca veio para cá oficialmente) e Astrocade, além do Atari 7800, que já era um console de terceira geração. No caso do Odyssey vale a curiosidade de descobrir o game original que foi renomeado aqui como Didi na Mina Encantada, além de entender que Munchkin (que foi chamado no Brasil de Come-Come) não é a bolota amarela da Namco.

Jason Scott, porta-voz da biblioteca virtual disse que o acervo vai se expandir bastante nos próximos meses, além de em breve corrigir o problema em que todos os games não possuem som. Em todo caso é uma excelente pedida para conhecer jogos antigos de forma rápida e o que melhor, de forma totalmente legal.

Fonte: Internet Archive via Mashable.

relacionados


Comentários