Meio Bit » Games » OpenEmu, uma central de emulação completa para o seu Mac

OpenEmu, uma central de emulação completa para o seu Mac

OpenEmu é uma central de emulação modular para Mac, compatível com 12 sistemas diferentes e que segue a filosofia “It's Just Works” à risca

8 anos atrás

openemu

Emulação é um assunto deveras delicado. Legalmente falando qualquer software que se trate de uma cópia do software de um game (o hardware nem sempre, muitos já caíram em domínio público) é considerado pirataria, independente dos argumentos (furados) que você pode manter uma ROM por 24 horas ou ficar com ela caso tenha o equivalente em hardware. Entretanto, muitos jogadores que não conheceram jogos antigos, ou mesmo os velhos que não mais possuem seus consoles da infância acabam recorrendo à emulação para relembrar velhos clássicos.

Emuladores é o que não falta, há diversos por console, desde os mais antigos como o Atari 2600 até mais recentes com o Wii e o PS2. Enquanto donos de PCs tem que se virar com um por vez, os usuários de Mac tem acesso a uma ferramenta interessante: trata-se do OpenEmu, um emulador modular compatível com diversos sistemas, velhos e nem tanto, que chega agora à versão 1.0.

A interface do programa é de um player tal como o iTunes: categorizado por sistemas, é simples introduzir as ROMs e fazer com que o programa reconheça as capas dos títulos, deixando tudo organizado. Aliás, tudo no programa segue a filosofia "It's Just Works" da Apple: os emuladores já são otimizados e o único trabalho do usuário é instalá-lo e depois caçar as ROMs pela internet. Basta arrastá-las para o programa e ele faz todo o resto, sem complicação.

O OpenEmu é compatível com o Mac Os X a partir do 10.7 e suporta os sistemas Game Boy Advance, Game Boy Color, NeoGeo Pocket Color, Nintendinho, Nintendo DS, Sega 32X, Game Gear, Mega Drive, Master System, Super Nintendo, TurboGrafx-16/PC Engine e Virtual Boy. Além disso o programa também reconhece diversos controles, desde modelos da Logitech como oficiais do Xbox 360, do PS3 e até do PS4.

Como era de se esperar, o OpenEmu é de código aberto e não é um app endossado pela Apple; é preciso baixá-lo no site oficial e instalá-lo manualmente. Boa jogatina. 🙂

Fonte: OpenEmu via Polygon.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários