Meio Bit » Mercado » China kiba Android e iOS e lança o COS, um sistema mobile estatal

China kiba Android e iOS e lança o COS, um sistema mobile estatal

Mantendo a tradição China kiba iOS e Android e lança o COS, um SO mobile estatal para smartphones e tablets voltado a combater as plataformas estrangeiras

6 anos e meio atrás

cos-china

Não é de hoje que a China faz de tudo para sugar know-how de empresas estrangeiras e implantar seus projetos democráticos populares para o benefício do povo chinês, sem ter que pagar nenhum centavo aos porcos capitalistas que exploram a nação. Por outro lado, nós que estamos do outro lado temos um nome diferente para isso: kibe. Que o diga a Kawasaki, que fechou uma joint venture com Pequim, foi expulsa do país depois de compartilhar a tecnologia de trens-bala e depois o governo chinês apresentou sua própria solução, um Ctrl+C Ctrl+V sem vergonha. Muitos países estão na mesma situação, até o Brasil: há anos o governo tenta vender aviões da Embraer, mas a joint que está kibando até a Boeing também está desenvolvendo um bólido praticamente igual ao brasileiro E-195.

Agora a bola da vez são os smartphones. Após montando smartphones e tablets e testando iOS, Android e Windows Phone em seu território, era evidente que uma iniciativa nesta área iria aparecer mais cedo ou mais tarde. Pois hoje o governo chinês revelou o COS, um sistema operacional estatal que irá equipar os smartphones vendidos no país, com a missão de combater a expansão dos três principais SOs mobile estrangeiros com um produto "popular". E como você deve ter imaginado, o nome significa "China Operating System".

O projeto é uma joint entre o governo, a empresa Shanghai Lianting e o Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências, que teria desenvolvido o sistema de código aberto e baseado em Linux. Porém basta uma olhada apurada para ter quase certeza que se trata de um fork do Android com visual inspirado nele e no iOS. a HTC seria a principal fabricante apoiando o sistema, de acordo com um informe publicado pelo Wall Street Journal em agosto: algumas das fotos exibem o SO rodando num HTC One. O governo chinês não pretende restringir o COS a dispositivos mobile: PCs, set-top boxes e Smart TVs também receberão o sistema.

Apesar de parecer muito descaramento é da China que estamos falando; era evidente que isso iria acontecer.

cos-china-001

cos-china-002

cos-china-003

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários