Meio Bit » Arquivo » Hardware » Mozilla está testando primeiro protótipo de tablet com Firefox OS

Mozilla está testando primeiro protótipo de tablet com Firefox OS

Tablet-protótipo da Foxconn aparece em fotos rodando o Firefox OS; hardware ainda sem previsão de lançamento será voltado aos mercados emergentes

10 anos atrás

firefox-os-tablet

A Mozilla está se movendo de forma mais tímida para promover o Firefox OS, até porque a empresa prefere se forcar em países emergentes a brigar com Apple, Google e Microsoft pelos grandes mercados. Na CES 2014 nós vimos que ela fechou uma parceria com a Panasonic para levar o sistema operacional para TVS, bem como ela detalhou a quantas anda o progresso da versão para tablets.

Agora era começou a testar o sistema em um primeiro protótipo cujo codinome não confirmado é "flatfish" (o popular linguado), construído pela Foxconn de acordo com as especificações reveladas na CES. Ele não é nenhum top de linha mas possui um hardware considerável, com processador ARM quad-core Cortex A7 de 1 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de memória interna, display de 10,1 polegadas com resolução de 1280 x 800 pixels (149 ppi), câmeras de 5 e 2 megapixels e conexões Wi-Fi, BLuetooth 4.0 e GPS (nada de 3G/4G).

Apresar de parecer um hardware fraco, há de se levar em conta que o Firefox OS em si não exige muita coisa já que o sistema é fortemente focado em web. Entretanto é preciso que ele tenha um mínimo de usabilidade e capacidade de aguentar o tranco em aplicações mais pesadas para que ele se saia bem em mercados emergentes, que como os smartphones é para onde ele será direcionado. Além disso é um hardware de referência, não quer dizer que os modelos finais possuam a mesma configuração.

Ainda não há previsão de quando veremos os primeiros tablets com Firefox OS no mercado. E caso esse movimento dê certo seria o Google estimulado a tentar a sorte com um rival rodando Chrome OS?

Fonte: GigaOM.

relacionados


Comentários