Meio Bit » Hardware » MacBooks Pro fabricados em 2011 estão apresentando problemas sérios na placa gráfica

MacBooks Pro fabricados em 2011 estão apresentando problemas sérios na placa gráfica

Muitos usuários tem reportado um problema grave com a unidade gráfica de computadores MacBook Pro fabricados em 2011. Para alguns casos, a empresa já está trocando a placa de vídeo, mas nem todos estão cobertos. O que você acha a respeito?

10 anos atrás

mbp20111gpufailures

A Apple não é mais a mesma” é uma frase que ouvimos com cada vez mais frequência nas rodas de amigos fãs de tecnologia. Desde que Jobs foi cultivar maçãs mágicas em outro plano, a empresa de Cupertino tem decepcionado muitos de seus clientes.

Eu poderia aqui citar o iPhone de plástico, um produto que incomodou muita gente - que ainda assim vendeu horrores. Por esse e outros motivos, de certa forma sempre que alguém critica a companhia e suas novas políticas, eu me pego pensando sobre isso ser um criticismo embasado ou apenas fruto de uma especulação. Afinal, o que a Apple tem de fãs, ela tem de desafetos.

Bom, ainda assim, não há como deixar de se espantar com um problema bem grave que vem acontecendo alguns lotes de MacBooks Pro, com telas de 15" e 17", lançados em 28 de fevereiro de 2011. Muitos clientes estão reclamando a respeito de uma falha na placa gráfica, através da divulgação de suas experiências pessoais, busca de ajuda em comunidades de suporte da Apple, grupos no Facebook e fóruns do segmento.

Ao que tudo indica, estas unidades estão apresentando defeitos na tela, glitches e faixas verticais e horizontais, principalmente durante trabalhos de longas horas ou jogos que exigem muito do hardware gráfico e da GPU. Proprietários do MacBook notaram listras visíveis e distorção da imagem ou até mesmo a exibição de uma tela totalmente em branco, o que muitas vezes pode ser um fator temporariamente resolvido ao reiniciar o computador.

Além disso, um grande número de usuários tem reclamado de frequentes reboots inesperados, ou alegando que o computador trava e fica parado em uma estranha tela cinza. A Apple já está ciente do problema e ao menos neste caso da tela cinza, há um passo-a-passo que inclui iniciar o computador no modo de segurança e reinstalar o OS X.

Pelo que eu estou acompanhando nas postagens, para algumas pessoas isso funcionou, mas para a maioria, não.

1604895_10152533078654062_1595502676_n

Todos os MacBooks de 2011 usam placas de vídeo da AMD, incluindo a AMD Radeon HD 6490M, a AMD Radeon HD 6750M (que podem ser de 512 MB e 1 GB) e a AMD Radeon HD 6770M. Para quem comprou o equipamento no segundo semestre de 2011 e ainda tem garantia do produto, a Apple já começou um plano de troca gratuita da placa gráfica, sem custo para o proprietário.

Agora, para os casos nos quais a garantia já expirou, e a pessoa não optou pela aquisição do Apple Care (serviço que estende a garantia), infelizmente será necessário arcar com o conserto.

Um dos comentários que eu li, dizia algo mais ou menos assim:

Nenhuma novidade aqui, pessoal. Eu não acho que ninguém use um MacBook Pro de 2011 ainda com uma placa de vídeo dessas. Se eles usam, é hora de um upgrade…”

Ou seja, mesmo para alguns dos clientes, um defeito assim é apenas um pretexto para trocar de máquina ou de hardware. Acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser com o próprio dinheiro, é verdade, por isso não questiono este tipo de comportamento.

De qualquer forma, será que isso não é exatamente o que está incentivando a prática da obsolescência programada? "A bolacha/biscoito Tostines é fresquinha porque vende mais ou vende mais porque é fresquinha?" Será que é isso que está em jogo agora? Será que este defeito não deveria ser considerado um caso no qual todos os clientes pudessem ter suas placas de vídeo trocadas sem custo?

E, principalmente, você acha que isso aconteceria com Jobs no comando da Apple? Eu acho que seria exatamente do mesmo jeito, mas deixe sua opinião na área de comentários, queremos saber o que vocês pensam.

Fonte: MacR.

relacionados


Comentários