Meio Bit » Fotografia » Fujifilm XT1 - um pouco mais de retrô

Fujifilm XT1 - um pouco mais de retrô

Para comemorar os seus 80 anos de atividade, a Fujifilm vai colocar uma nova câmera mirrorless no mercado e com cara de reflex retro. Veja um pouco do que vai ser a nova Fuji XT1.

6 anos e meio atrás

Existem uma tendência no campo das câmeras fotográficas de apostar em design retrô. Principalmente quando pensamos em câmeras voltadas para públicos específicos, como as mirrorless mais caras. A Fuji pode ser apontada com uma das precursoras deste movimento ao apostar em câmeras muito parecidas com as rangefinders do passado (Leica é uma clara influência) para sua linha X de câmeras com alto desempenho. Câmeras para quem pode pagar, e não para quem quer. Agora, com a comemoração de seu aniversário de 80 anos e com um leque gigantesco de atividades onde se deu muito bem, a Fuji vai colocar no mercado, provavelmente no dia 28 de janeiro, mais uma câmera, onde o design retro foi mais uma vez explorado ao máximo (talvez, uma pequena influência da Nikon DF). Nessa semana, o seguinte anuncio apareceu no boletim comemorativo dos 80 anos da empresa.

Fujifilm_XT1

Mais alguém ficou sem fôlego? Tudo bem, pode parecer que estou sendo tendencioso, mas a câmera é muito bonita. Me lembra minha antiga Zenit, mas em uma versão digital. Vários rumores estão correndo a internet sobre o novo modelo, mas de forma oficial temos apenas essa imagem. A câmera se chamaria XT1 e várias fotos não oficiais do equipamento já inundaram os sites de rumores pela internet. Acho que, do ponto de vista do design, é muito interessante o botão de seleção do ISO também estar na parte de cima da câmera, como era antigamente. Segundo os rumores, a câmera vai ter o mesmo sensor da XE2 (16MP X-Trans CMOS II). Embora pareça muito com a Nikon DF, a câmera da Fuji vai ser um pouco menor e, apesar da aparência, ela não é reflex, mas o visor eletrônico parece ser de alta resolução, além do tamanho avantajado. Outras informações (não oficiais) dão conta que a câmera possui corpo selado contra fatores climáticos, vai ter conexão Wi-fi (só a Nikon não tem), velocidade ISO entre 200-6400 e velocidade de obturador até 1/4000. As últimas informações vazadas também dão conta da existência de uma empunhadura vertical oficial e que a lente vendida com ela seria a XF 18-55mm f/2.8-4.

fuji_xt1_2

A única coisa que ninguém sabe ainda é o preço do equipamento. Esse deve ser o lançamento mais vazado de toda a indústria da fotografia nos últimos tempos. Todas as dúvidas serão respondidas no dia 28 quando teremos o anúncio oficial.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários